Cidade

Vamos cantar Reis e Janeiras…com Miguel Torga?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-01-2017

A Câmara Municipal de Coimbra volta a cumprir uma tradição que era particularmente apreciada por Miguel Torga.

PUBLICIDADE

unnamed

O escritor, que viveu durante mais de quarenta anos naquela que está, hoje, transformada em Casa-Museu, recebia, na quadra de Reis, grupos de cantares, que recompensava com vinho fino e gastronomia típica da festividade.

PUBLICIDADE

É a representação deste cenário que o público encontrará, no próximo dia 6 de janeiro, a partir das 19h00, na Casa-Museu Miguel Torga. Os cantares estarão a cargo do Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras, com acesso livre.

O momento, para os que a ele se associem, fará certamente jus às palavras que Torga um dia proferiu em ocasião similar: Um grupo cultural dos meus sítios veio hoje cantar-me os reis. (…) Mas foram contentes e deixaram-me contente. Eles, justificados; e eu reidentificado.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no dia 17 de janeiro, data evocativa do desaparecimento de Torga (em 1995), a Câmara Municipal de Coimbra organiza uma série de iniciativas para assinalar a efeméride, desde logo, permitindo o acesso gratuito à Casa-Museu, aberta a partir das 14h30, dando a conhecer a obra literária do escritor e expondo publicamente objetos, da mais variada índole, relacionados com a identidade e a personalidade do transmontano, importante vulto da literatura portuguesa contemporânea, que preferiu Coimbra para viver e trabalhar.

A programação evocativa estende-se pelo período da tarde com a visita guiada “Coimbra dos Escritores” – Coimbra n’A Criação do Mundo, de Miguel Torga – a partir das 15h00. Trata-se de um roteiro feito a caminhar e de trólei, que percorre alguns dos locais ligados às vivências do escritor e médico na cidade de Coimbra.

O percurso parte do Largo D. Dinis (onde é feita referência ao antigo liceu D. João III), de onde segue para o Largo Marquês de Pombal em direção ao Largo da Portagem, onde serão mencionados o consultório e o Monumento a Miguel Torga. Seguidamente, o grupo desloca-se para o Largo das Ameias, onde esperará o trólei da linha n.º 103 (o título de transporte fica a cargo de cada participante), em direção à Casa-Museu Miguel Torga, terminando o circuito torguiano com uma visita guiada a este espaço.

A participação na visita guiada requer inscrição prévia, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro, ou através do telefone n.º 239 702 630.

A partir das 18h00, poder-se-á assistir a um recital de música clássica, por alunos do Conservatório de Música de Coimbra.

A Cooperativa Bonifrates presenteará, com palavras de Torga, todos aqueles que se associem ao momento evocativo, a partir das 18h30. Intitulada “Passagens do Paraíso”, os atores da companhia conimbricense farão uma leitura encenada, a partir da peça “O Paraíso”, de Miguel Torga (1949), obra em que o autor nos confronta com a condição trágica do ser humano. A leitura encenada dos excertos é apresentada através de um percurso pelo texto, pela Casa-museu e pela inocência perdida a que – para Torga – o homem está já, desde sempre, condenado.

A entrada é livre, ainda que limitada à capacidade da sala.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE