Região

Cantanhede reforça incentivo à natalidade

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-03-2022

A Câmara Municipal de Cantanhede decidiu reforçar a medida de apoio à natalidade e atribuiu às famílias o valor de 750 euros pelo nascimento do primeiro filho, valor não obrigatoriamente usado no comércio local.

PUBLICIDADE

De acordo com o novo Regulamento de Incentivo à Natalidade publicado em Diário da República, as famílias recebem pelo nascimento do primeiro filho 750 euros, pelo segundo filho 1.000, pelo terceiro filho 1.250 euros e pelo quarto filho recebem 1.500 euros.

Segundo a presidente do Município de Cantanhede, o anterior regulamento “atribuía 500 euros por cada criança” e uma das condições impostas era que “fossem residentes no concelho de Cantanhede e que as despesas que os pais pudessem fazer com a criança fossem feitas no comércio local”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O município e a ação social propuseram aqui alguns acertos relativamente aos procedimentos, porque às vezes podiam surgir aqui questões mais burocráticas, que podiam criar alguma injustiça na forma como as coisas decorriam”, disse à agência Lusa a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

A autarca deu o exemplo de determinados tipos de materiais necessários para as crianças que não se encontram à venda em Cantanhede.

PUBLICIDADE

“Há determinados tipo de utensílios caros que quando uma criança nasce necessitam. É desde o carrinho, às cadeiras, tudo isso que é necessário, portanto, é ir ao encontro dessa mesma necessidade”, sublinhou.

Apesar de o município querer incentivar o comércio local, a ideia foi tentar “sensibilizar as famílias nesse sentido, mas já não têm propriamente que o adquirir [material necessário] aqui [no concelho]”.

“Este acerto de verbas tem a ver com o aumento do custo de vida e também para haver mais conforto nas famílias ditas numerosas”, acrescentou a autarca.

“É nesse sentido de política de família e política social que o município fez esta alteração ao regulamento”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE