Coimbra

Cantanhede marcha na Praia da Tocha e em Febres

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-06-2015

Cumprindo uma tradição de muitos anos, as Marchas Populares estão de regresso aos locais do concelho de Cantanhede com tradição neste género de manifestações festivas. No próximo sábado, 20 de junho, são 9 os grupos marchantes que vão desfilar na Praia da Tocha, em honra de S. João, num evento que mais uma vez é organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a União Desportiva da Tocha.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

Os Cesteiros (Comunidade S. José), Tascas de Febres (Febres), O Amor de Pedro e Inês (Cantanhede) e Contos Tradicionais (Enxofães) são alguns dos temas que as entidades envolvidas no evento vão apresentar no decurso de um desfile que incluirá ainda quadros alegóricos de 25 Anos de Marchas Populares (Pocariça), Primavera (Arrôtas), Os Namorados (Murtede), Da Escumalha a Vilamar (Vilamar), Fontinha e o Elogio ao Povo Cigano (Fontinha). Como habitualmente, o itinerário começa na Rua Francisco Guímaro, às 21h20, e prolonga-se pela Avenida Dr. Silva Pereira, Rua dos Pescadores, Nossa Senhora da Tocha e Rua n.º 10, estando agendadas exibições no Largo da Fonte (Largo de São João) e no Largo da Festa de São João, locais onde normalmente se concentra o maior número de pessoas.

PUBLICIDADE

À semelhança de anos anteriores, o cortejo marca o início do programa de animação que os serviços da Divisão de Cultura e Desporto da autarquia cantanhedense vão desenvolver durante a época balnear, no sentido de proporcionar aos utentes da praia aliciantes iniciativas de pendor recreativo e cultural, programa esse que em alguns casos envolve a participação ativa de associações e grupos do concelho.

Mas antes do desfile da Praia da Tocha, já amanhã, 19 de junho, realizam-se as marchas populares de Febres a partir das 21h00, evento que decorrerá em torno do Largo Florindo José Frota contando com a participação de vários grupos de marchantes. A organização é da Junta de Freguesia, com o apoio do Município de Cantanhede.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto ao grande desfile das Marchas Populares de Cantanhede promovido pela Câmara Municipal, este está agendado para 27 de junho, sábado, às 21h30, ao qual se juntam aos demais temas os grupos marchantes Os Gira(s)sol, da Associação Gira Sol (Febres), e O Bolo de Ançã, da Phylarmonica Ançanense e Grupo Típico de Ançã. Mas antes disso, a 21 de junho, às 21h30, haverá a apresentação das marchas da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça junto à Capela de S. Mateus, no âmbito da Semana Cultural da autarquia, seguida de outra, no dia 23 de junho, no Largo do Outeiro, Pocariça, com início também às 21h30. Os dois eventos contam com o apoio da edilidade cantanhedense, tal como o desfile de Ançã, que decorrerá no Terreiro do Paço (26 de junho, às 21h30), por iniciativa da Junta de Freguesia.

MARCHAS POPULARES NO CONCELHO DE CANTANHEDE

Agenda

 

FEBRES (Largo Florindo José Frota)

19 de junho, 21h00

 

PRAIA DA TOCHA

20 de junho, 21h20

 

CANTANHEDE (Capela de S. Mateus)

21 de junho (21h30)

 

POCARIÇA (Largo do Outeiro)

23 de junho (21h30)

 

ANÇÃ (Terreiro do Paço)

26 de junho (21h30)

 

CANTANHEDE

27 de junho (21h30

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE