Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cantanhede investe 800 mil euros na recuperação de habitação para famílias carenciadas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-05-2018

 A autarquia de Cantanhede anunciou hoje um investimento de 800 mil euros na requalificação de 20 habitações de construção antiga no chamado Bairro Vicentino, destinadas a albergar igual número de famílias carenciadas, num total de 52 residentes.

PUBLICIDADE

As intervenções a realizar por aquele município do distrito de Coimbra incidirão na requalificação dos alojamentos “e, em alguns casos, na alteração da sua tipologia em função do levantamento efetuado pelos serviços técnicos camarários relativamente às necessidades de cada um dos agregados familiares”.

“Trata-se de recuperar habitações de construção antiga e que se encontram em adiantado estado de degradação, de modo a dotá-las das condições de habitabilidade adequadas para 20 famílias carenciadas, num total de 52 residentes”, afirma, em comunicado, a autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

“As obras a executar nas habitações serão profundas, prevendo-se que, na maioria das situações, apenas as paredes exteriores serão aproveitadas”, adianta.

O valor elegível da requalificação das casas do Bairro Vicentino, que será intervencionado no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, é de 800 mil euros, ascendendo a comparticipação de fundos comunitários a cerca de 660 mil euros (82,5%).

PUBLICIDADE

O projeto prevê ainda uma intervenção “de fundo” na zona envolvente ao bairro – um investimento municipal de 175 mil euros, comparticipado a 85% por verbas comunitárias – para “melhorar a qualidade de vida da população residente, fomentar a sua integração e promover a coesão social”.

Esta intervenção incidirá na “valorização dos espaços verdes e áreas de circulação pedonal, bem como na melhoria da iluminação pública e na instalação de mobiliário urbano”, refere a autarquia.

Para que a intervenção do município seja possível, o proprietário dos imóveis (Património dos Pobres da Freguesia de Cantanhede – Instituto de Assistência e Beneficência do Concelho de Cantanhede, administrado pela Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial de Cantanhede), cedeu por 20 anos à autarquia o direito de superfície das 20 casas a requalificar no Bairro Vicentino.

A Câmara Municipal frisa que a recuperação das habitações do Bairro Vicentino insere-se nos objetivos da Carta Social Dinâmica do Concelho de Cantanhede, instrumento de planeamento do município “que visa fazer do território municipal um espaço social e territorialmente coeso, dispondo de uma rede de serviços e equipamentos sociais adequadamente dimensionada e distribuída, que permita responder com elevados níveis de eficiência às carências e problemáticas sociais existentes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com