Cantanhede financia postos de enfermagem nas zonas do concelho sem extensões de saúde

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-02-2018

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Cantanhede vai assegurar o funcionamento de Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem em Pocariça, Cordinhã, Camarneira, Portunhos, Outil, Sanguinheira e Ourentã, de modo a colmatar a falta de extensões de saúde nessas zonas do concelho.

Câmara_Cantanhede_Financia_Postos_Enfermagem (1)

PUBLICIDADE

publicidade

 Nesse sentido, o executivo camarário presidido por Helena Teodósio aprovou o conteúdo de um protocolo de parceria a celebrar com as respetivas juntas de freguesia e com a Administração Regional de Saúde do Centro, para vigorar até 2021.

Entretanto, a presidente da Câmara Municipal já comunicou à Administração Regional de Saúde o interesse em avançar com o alargamento da rede de Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem a S. Caetano, Vilamar e Corticeiro de Cima, até porque já existiram aí extensões de saúde e foram encerradas, mas sobretudo porque há um número de utentes potenciais que o justificam.

PUBLICIDADE

Os postos de enfermagem têm sido um importante complemento da rede de cuidados de saúde, pois ao funcionarem numa lógica de proximidade com as populações, sobretudo para os mais idosos, facilitam o acesso à prestação de determinados serviços, como a aplicação de injetáveis ou pensos, avaliação de tensão arterial, pesquisa da alteração da glicémia, preparação da dosagem de medicamentos e outros.

De facto, nas situações que não exijam a intervenção de um médico, os utentes podem resolvê-las em poucos minutos, poupando-se ao incómodo com deslocações e tempo de espera nas extensões de saúde, que assim também veem diminuídos os seus níveis de afluência.

Nos acordos a celebrar oportunamente, o Município de Cantanhede atribui uma verba para fazer face aos custos da contratação dos serviços de enfermagem pelas juntas de freguesia, cabendo a estas ceder as instalações onde funcionam os postos de cuidados de enfermagem e a respetiva manutenção e limpeza. Para que a Câmara Municipal proceda à transferência da verba acordada, as juntas têm que lhe fazer chegar, mensalmente, um mapa, com as horas efetuadas pelo enfermeiro contratado, o número de utentes atendidos e o tipo de serviços efetivamente prestados.

Quanto à Administração Regional de Saúde, para além de lhe competir a certificação das condições higieno-sanitárias, a sua participação no processo passa pela cedência de consumíveis necessários à boa prestação dos serviços de enfermagem, garantindo a reposição na medida do consumo efetuado.

Nos termos do protocolo, a atividade dos Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem seguirá os mesmos critérios adotados nas Extensões de Saúde, ficando a coordenação a cargo da ARS Centro.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE