Região

Cantanhede, Figueira da Foz e Mira apresentam 208 eventos entre julho de 2021 a junho de 2022

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-06-2021

Na passada quarta feira, dia 2 de junho, em Buarcos, Figueira da Foz, foi realizada a apresentação pública da Rede Intermunicipal “O Mar que nos Une”, candidatura conjunta, agora aprovada, levada acabo pelos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira .

PUBLICIDADE

Foram apresentadas sete ações centrais, um total de 208 eventos a realizar entre julho de 2021 e junho de 2022 no território dos três municípios, com o principal objetivo de revitalizar o tecido artístico, associativo e cultural do território bem como criar instrumentos de capacitação das populações no que respeita à ação cultural em rede.

O evento contou com a participação dos presidentes de Câmara dos Municípios de Cantanhede (Helena Teodósio), Figueira da Foz (Carlos Monteiro) e de Mira (Raul Almeida) e do diretor artístico do projeto, (André Varandas).

PUBLICIDADE

A moderação e apresentação ficou a cargo de Pedro Cardoso (Cantanhede), Ana Carvalho (Figueira da Foz) e Fernando Magueta (Mira), que assumiram o papel de pivots da apresentação.

A programação “O Mar que nos Une” conta com sete ações centrais, um total de 208 eventos culturais e conta com a participação de cerca de 120 associações/artistas locais.

PUBLICIDADE

publicidade

As sete ações centrais são “Andar à Catraia com Bordalo ii “, de arte urbana com três instalações. “Thalassos”, uma criação artística sócio-comunitária com seis espetáculos. “Marmostra”, um festival internacional de cinema, de 14 eventos. “Visitas encenadas”, com oficinas criativas Teatro, com seis espetáculos. “Lendas do Mar”, um teatro para a família com seis espetáculos. “Sabor e Saber (a)Mar”, com gastronomia e teatro, com seis espetáculos. E “Marmorfose”, animação de rua com 190 espetáculos.

O cronograma das ações bem como a identidade gráfica do Projeto foram detalhadamente explicadas por André Varandas, diretor artístico de “O Mar que nos Une”. A apresentação do Projeto assumiu a forma dum talk-show televisivo, a que não faltou a necessária componente multimédia como se de um estúdio de televisão se tratasse, numa diferente e inovadora forma de apresentar um projeto institucional, o que augura uma excelente implementação de “O Mar que nos Une” no terreno prático.

Estiveram presentes cerca de uma centena pessoas, atendendo às imposições da DGS no que concerne à pandemia do covid-19.

A agenda pode ser consultada em www.omarquenosune.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE