Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Cantanhede faz obras de um milhão de euros na escola de Febres

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-06-2021

Mais de um milhão de euros é o montante que o  município de Cantanhede adjudicou para requalificação da Escola do 1.º CEB e Jardim de Infância de Febres, anunciou hoje o município que divulga que a obra deve estar concluída em doze meses. Presidente da Câmara pede financiamento ao Governo para realizar obras nas restantes escolas “património do Ministério da Educação e não do município.”

PUBLICIDADE

A requalificação consiste na “beneficiação das condições de conforto e bem-estar dentro das salas de aula, sala de refeições, salão polivalente e demais instalações, com melhoria em todo o edifício principal, que mantém a sua traça original, mas, no seu interior, vai ser alvo de uma remodelação profunda”, segundo nota de impresa da autarquia.

A melhoria das condições de acessibilidade está ainda prevista na intervenção assim como a construção de rampas nos acessos ao interior e ao logradouro, bem como às casas de banho.

PUBLICIDADE

publicidade

A área exterior da escola (traseiras) vai sofrer uma remodelação profunda, uma vez que está previsto envidraçar a metade que faz a ligação com o salão polivalente, permitindo assim o acesso o acesso mais confortável a partir do interior por parte do jardim de infância.

Nas zonas de terreiro a poente e recreio/logradouro a nascente vão ser edificados espaços distintos para diferentes brincadeiras, estando previsto pavimentar todo o piso existente, com pavê de betão hexagonal de cores diferenciadas que permitem a utilização distinta deste espaço amplo. Este pavimento irá permitir o seu uso de forma segura dadas as suas características antiderrapante. Na zona norte-nascente, o recreio amplo terá uma pérgola dupla e escadeada para permitir a integração gradual com o talude acentuado e, aproveitando o mesmo, será feito um anfiteatro ao ar livre.

PUBLICIDADE

“Trata-se da beneficiação de mais uma escola no âmbito do programa de beneficiação da rede escolar do concelho que a Câmara Municipal tem vindo promover”, refere a líder do executivo camarário cantanhedense, enfatizando “a importância da qualidade das instalações e demais condições físicas e materiais para o sucesso educativo”.

A adjudicação foi efetuada pela presidente da Câmara, Helena Teodósio, que na reunião realizada para o efeito com representantes da empresa adjudicatária esteve acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, pelo presidente da Junta de Freguesia de Febres, Carlos Alves, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, José Soares.

“A autarquia investiu mais de 10 milhões de euros na construção de novos centros escolares e na requalificação de outros do ensino pré-escolar e do 1.º CEB, processo que vai prosseguir, no entendimento de que a educação é um fator estruturante do desenvolvimento”, garante Helena Teodósio, manifestando-se “esperançada em que o Ministério da Educação dê luz verde relativamente à reabilitação da Escola Secundária Lima-de-Faria, da EB 2,3 Carlos de Oliveira (Febres), EB 2,3 Gândara Mar (Tocha) e à segunda fase da Marquês de Marialva (Cantanhede)”.

A Câmara Municipal pagou 50% da comparticipação nacional do investimento já realizado na escola Marquês de Marialva, revela a CMC que acrescenta “estar disponível para fazer o mesmo em todas as outras” mas afirma que “o que não pode é suportar todos os custos das obras de vulto que já deviam ter sido executadas há muito tempo, uma vez que são património que pertence ao Ministério da Educação e não ao Município”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com