Região

Cantanhede estabelece parceria para capacitar clubes desportivos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 17-08-2022

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou a proposta de parceria a estabelecer com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para a criação do programa “Clube Top”, que visa capacitar os clubes desportivos do concelho.

PUBLICIDADE

A proposta foi aprovada em reunião de executivo municipal na terça-feira.

O programa tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos “mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expectativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição”, referiu aquele município do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Só capacitando as organizações, investindo na formação dos seus recursos humanos, no desenvolvimento e adoção de soluções inovadoras através da identificação, estudo e replicação de boas práticas e do aperfeiçoamento de instrumentos e metodologias adequadas aos desafios e necessidades do setor, poderemos ambicionar um desporto com padrões de qualidade mais exigentes”, disse o vereador do desporto, Adérito Machado.

Trata-se de uma parceria que tem como objetivo a melhoria da gestão dos clubes desportivos, capacitando-os para os desafios da autossustentabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a autarquia, a ideia é atribuir aos clubes maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos, de modo a aplicá-los de uma forma “eficaz, eficiente e efetiva”.

O “Clube Top” tem ainda como objetivo a melhoria do programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm.

A maior adesão e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores, bem como o maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e maior reconhecimento social na comunidade local, são outros propósitos do programa.

”A concretização destes pressupostos só é possível com o envolvimento informado e coordenado das diferentes partes interessadas e, neste particular, pela estreita ligação ao movimento associativo desportivo de base, os municípios assumem um papel decisivo no cumprimento dos pressupostos que estão na origem do programa”, adiantou.

O Município de Cantanhede pretende apresentar o programa “Clube Top às associações e clubes desportivos já em setembro, aquando da entrega da segunda tranche dos subsídios relativos ao subprograma 1 do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE