Região

Cantanhede é o ponto de partida para as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (com vídeos)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 03-11-2022

A Jornada Mundial da Juventude Diocesana 2022 decorre já no próximo dia 20 de novembro, em Cantanhede, e pretende ser um evento preparatório para as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. Além de momentos de reflexão, o Pavilhão Marialvas é palco de momentos musicais e muita animação. Todos os jovens, cristãos ou não, estão convidados.

PUBLICIDADE

A sessão de apresentação oficial realizou-se esta quinta-feira, 3 de novembro, em Cantanhede. Para o dia 20 de novembro, entre as 15h e as 18h, são esperados diversos jovens. A receção, pelas 14h30, estará a cargo de um Dj, mas o programa conta ainda com o grupo de bombos Só Perde de Portunhos, o grupo de teatro Novo Rumo de Ançã, um momento de oração com a participação da Unidade Pastoral de Cantanhede, um momento de dança e, para terminar, um concerto da banda da paróquia.

A Jornada Mundial da Juventude Diocesana resulta de um convite do Papa Francisco aos jovens para viverem a efeméride nas suas dioceses. A Diocese de Coimbra junta-se, assim, ao Município de Cantanhede para este evento, que conta ainda com a organização do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil – Coimbra (SDPJ), do Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD Coimbra) e da Unidade Pastoral de Cantanhede.

PUBLICIDADE

Já em Coimbra, em 2023, de 26 a 31 de julho, acontecerá o evento Dias na Diocese que representa uma pré-jornada para aquele que é o momento mais esperado: jovens de todo mundo vão encontrar-se com o Papa Francisco.

Hugo Monteiro, do Comité Organizador Diocesano para a Jornada Mundial da Juventude, destacou que para participar nestes dias da diocese de Coimbra já existem inscrições de todos os continentes: “Temos gente da América do Sul, mas também dos países europeus, como Espanha, Polónia, Itália e França. Mas depois também vamos contar com grupos de África, Austrália, Nova Zelândia e Ásia. O Japão também já entrou em contacto com a Diocese de Coimbra”, destaca.

PUBLICIDADE

Para Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, “é uma honra receber tantos jovens”. “Acreditamos que, realmente, estas jornadas são também o motivo para tentar mudar tanta coisa que o mundo precisa de alterar e os jovens têm esse papel de trazer e partilhar a esperança”, revelou ao NDC.

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, salientou ainda que fraternidade, união e paz “são palavras de muita importância” que deveriam passar a atitudes e gestos. “Os jovens precisam disso e a comunidade, em geral, precisa destes valores”, reforça.

Veja os vídeos dos diretos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE