Coimbra

Cantanhede e Mira querem que Governo resolva problema de descargas na Vala da Vela

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-06-2018

 

PUBLICIDADE

 Os municípios de Cantanhede e Mira, no distrito de Coimbra, exigiram hoje a “intervenção imediata” do Governo para resolver o problema de descarga de águas residuais na chamada Vala da Vela e terrenos adjacentes.

 

Em comunicado conjunto enviado à agência Lusa, Helena Teodósio, presidente da autarquia de Cantanhede, e Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, argumentam que a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) “demorará pelo menos três anos” e defendem a necessidade de se “avançar rapidamente com medidas que resolvam no imediato os atuais impactos ambientais” naquele recurso hídrico que atravessa os dois concelhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Os dois autarcas reuniram na terça-feira, em Lisboa, com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a quem pediram a intervenção do Governo. Reconhecem que o governante “mostrou conhecer a situação em pormenor” e que se mostrou “disponível para diligenciar no sentido de agilizar processos tendentes a diminuir significativamente o volume dos caudais”.

No comunicado, os autarcas revelam que estão a ser efetuados “mais estudos” para avaliar por que razão os caudais do chamado “Intercetor Sul” da concessionária Águas do Centro Litoral “se mantêm demasiado elevados ao longo de todo o ano sem variação apreciável”.

PUBLICIDADE

A situação “tem intrigado os técnicos e está de novo a ser exaustivamente investigada, para eliminar as causas que poderão estar na sua origem”, referem.

Na nota, os líderes camarários de Cantanhede e Mira frisam que as intervenções já realizadas pela Águas do Centro Litoral (AdCL) “não terão produzido os efeitos pretendidos, porquanto as descargas de efluentes continuam a ocorrer com uma regularidade e intensidade inesperadas face às medidas mitigadoras implementadas”.

Aludem, nomeadamente, à conclusão de uma empreitada de aumento da capacidade de estações elevatórias e alteração dos grupos de bombagem e quadros elétricos, anunciada pela concessionária em agosto de 2017, e outra obra, em abril deste ano, que passou pela criação de um sistema de descargas de emergência, de modo a estas serem feitas de forma controlada, intervenções que não resolveram o problema.

Os autarcas referem que o secretário de Estado do Ambiente se disponibilizou para visitar aqueles dois municípios “ainda durante o mês de junho, para analisar com as entidades locais as soluções possíveis para uma situação que se arrasta há demasiado tempo e que persiste mesmo depois de a AdCL ter implementado medidas para mitigar os impactos das descargas”.

O caso tem vindo a ser denunciado por um empresário de Mira, que acusa a Águas do Centro Litoral de ser a responsável por um foco de poluição que estará a contaminar terrenos de cultivo de agrião.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE