Região

Cantanhede distingue personalidades e funcionários no feriado municipal

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 21-07-2022

A Câmara de Cantanhede vai homenagear várias personalidades, funcionários da autarquia e trabalhadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede (Inova), na segunda-feira, no Dia do Município.

PUBLICIDADE

“O que pretendemos com esta cerimónia é acentuar o seu caráter emblemático, projetando nela as dinâmicas socioculturais e económicas que se desenrolam no concelho, sobretudo a dimensão coletiva que emerge do conjunto das realizações e das conquistas das pessoas e das organizações”, disse à agência Lusa a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

“Um dos pontos altos será a homenagem a pessoas e instituições que se distinguiram por realizações relevantes em diferentes domínios”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

A celebração do Dia do Município acontece na segunda-feira, em frente ao edifício dos Paços de Concelho da cidade de Cantanhede, no distrito de Coimbra, pelas 10:00.

As comemorações começam com o hino nacional tocado pelas Banda Filarmónica dos Covões, seguida da entrega das bolsas de inovação científica Professor Doutor António Lima-de-Faria.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Cantanhede informou que a entrega do prémio do Prémio Lima-de-Faria à aluna Ana Rita Leal Martins já não vai ser entregue, por impossibilidade de a aluna distinguida estar presente.

O Município de Cantanhede vai homenagear, na segunda-feira, os funcionários da autarquia e da Inova-EM que completaram 25 anos de serviços em funções públicas, bem como uma homenagem aos funcionários que se aposentaram.

A Câmara Municipal de Cantanhede comunicou, entretanto, que também será distinguido o Rancho Folclórico “As Cantarinhas” da Fontinha, bem como a Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Fontinha (ARCAF), entidades que este ano completam 25 anos de atividade.

A empresa “Cantoliva – Distribuição de Produtos Alimentares”, a “FortClima – Instalações Mecânicas”, e a PortInsurance – Consultores Seguros” serão igualmente reconhecidas pelo mesmo motivo.

O Município vai ainda distinguir pessoas e entidades do concelho de Cantanhede.

Na área das empresas e economia será ainda homenageada a José Aniceto & Irmão e, na área do desporto e competição, Vasco Vaz.

Será ainda distinguido Amílcar Falcão na área de Investigação/empreendedorismo/Ciência e o escritor/poeta António Canteiro (pseudónimo literário de João Cruz), na área da cultura/literatura/criação.

A sessão contará com a intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, João Moura, e de representantes de cidades geminadas com Cantanhede – presidente da Câmara Municipal da Mêda, João Mourato, prefeito de Cantanhede do Maranhão (Brasil), José Martinho dos Santos Barros, e do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias.

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e o secretário de Estado da Administração local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel também deverão intervir na sessão, durante a qual haverá interlúdios musicais, pela fadista Liliana Silva.

As comemorações encerram com o hino de Cantanhede, interpretado pelo Cantemus e pela Banda Filarmónica dos Covões.

LYFR // JEF

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE