Coimbra

Cantanhede com internet grátis em onze zonas do concelho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-09-2019

O Município de Cantanhede acaba de concluir o processo de instalação de equipamentos Wi-Fi que permitem acesso gratuito à internet em doze zonas específicas do território municipal, sete das quais na sede do concelho, designadamente a Praça Marquês de Marialva, o Parque Verde da Cidade, o recinto da Expofacic (este durante o certame), o Museu da Pedra e Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal, o Pavilhão “Marialvas” e o Complexo Desportivo de Cantanhede.

PUBLICIDADE

Outros locais onde passou a ser também disponibilizado o sinal wireless são o centro histórico de Ançã e o Quintal da Fonte, o Pavilhão Multiusos de Febres, a Praia da Tocha, a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença e a Praia Fluvial das Sete Fontes.

Num valor que ascende a cerca de 81 mil euros, o investimento beneficia de uma comparticipação financeira de 61%, no âmbito da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi do Programa Valorizar, promovido pelo Turismo de Portugal, na sequência da aprovação da candidatura submetida para o efeito pela autarquia cantanhedense, tendo as áreas com cobertura de rede wi-fi de elevado desempenho sido selecionadas por serem as que registam maior afluência de turistas, como de resto impunha o regulamento do programa.

PUBLICIDADE

O que se pretende é dar resposta à necessidade de os visitantes acederem rapidamente a conteúdos informativos que lhes permitam organizar os seus roteiros de visita no concelho e na região, através da gestão inteligente dos destinos turísticos. Outro dos objetivos passa por incrementar condições favoráveis ao surgimento de novos serviços assentes em plataformas digitais que serão a base para o desenvolvimento de ideias criativas e de valor acrescentado, no âmbito de uma aposta na criação de zonas urbanas requalificadas e inteligentes.

Por outro lado, o investimento insere-se num plano de intervenções que visam acentuar as ações de promoção do território do concelho e dos seus fatores de atratividade turística, designadamente os recursos naturais, o património, os eventos e outras realizações no campo da cultura, a gastronomia, os vinhos, o enoturismo e os equipamentos culturais, estimulando por essa via a afluência de novos visitantes, nacionais e estrangeiros, de acordo com a estratégia do Turismo de Portugal e com outras linhas de apoio ao desenvolvimento da atividade turística.

PUBLICIDADE

publicidade

O investimento parte também do pressuposto de que o sistema proporciona um apreciável leque de vantagens aos turistas e outros utilizadores, desde logo pela grande acessibilidade, rapidez e comodidade na consulta de conteúdos web e APP’s, incluindo, naturalmente, as desenvolvidas pelos agentes económicos e pelas instituições locais.

Além de 41 pontos de acesso wi-fi distribuídos pelos onze locais selecionados, em função da área abrangida por cada um, o projeto contemplou a instalação de equipamento ativo e passivo de suporte à rede. A solução tecnológica é gerida por um software centralizado no datacenter da Câmara de Cantanhede, funcionando como controlador wireless que suporta a configuração de todo o sistema.

A aposta nesta infraestrutura digital está alinhada com outros projetos que envolvem diversos parceiros e outras candidaturas direcionadas para o aumento da oferta turística e para a sua requalificação, bem como com iniciativas congéneres em outros setores de atividade económica que têm muito a beneficiar com o desenvolvimento de uma nova oferta de serviços digitais.

É de salientar a propósito que o Município de Cantanhede tem vindo a apostar numa oferta de serviços inovadores, recorrendo ao uso de tecnologias de vanguarda, no sentido de aumentar os níveis de eficácia e eficiência da instituição e melhorar os serviços prestados aos munícipes e às empresas

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE