Cantanhede e a Bairrada apresentam candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2018

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-11-2017

Cantanhede anunciou hoje que vai encabeçar uma candidatura da região da Bairrada ao estatuto de Cidade Europeia do Vinho 2018, contando com o apoio das autarquias de Águeda, Anadia, Aveiro, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.

PUBLICIDADE

A candidatura, cujos traços gerais serão apresentados hoje à tarde nos Paços do Concelho de Cantanhede, vai ser submetida esta semana à apreciação do júri da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, que reunirá dentro de três dias no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para decidir qual dos seis projetos portugueses em concurso vai ser desenvolvido no próximo ano.

A candidatura de Cantanhede/Bairrada pretende “reforçar papel do vinho e da vinha enquanto símbolo da identidade da região, contribuindo para o reconhecimento social desta atividade, para a elevação da qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento sustentável do território”.

PUBLICIDADE

“Por outro lado”, refere a autarquia dirigida por Helena Teodósio, em nota enviada à agência Lusa, “a aposta na parceria entre municípios por onde se estende a região bairradina visa fortalecer a cooperação entre todos os agentes direta ou indiretamente ligados ao setor, com o fim maior de promover o vinho, a gastronomia e outros fatores de atratividade no domínio do enoturismo, tirando partido do vasto leque de referências comuns em que se alicerça uma cultura secular rica em tradições no âmbito da produção vinícola”.

Os promotores acreditam que a candidatura “tem um fator diferenciador que a distingue das demais” e que representa uma importante mais-valia, designadamente o investimento que tem vindo a ser feito na inovação, no sentido de potenciar a forte identidade e a excelência dos vinhos da Bairrada no reforço da sua competitividade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Depois da evolução registada nas últimas décadas, quer ao nível da reconversão e reorganização das áreas de exploração, quer na introdução de novos métodos nas diversas fases do ciclo do vinho, a mais recente aposta incide em projetos de investigação de acentuada componente tecnológica e científica que estão a ser desenvolvidos para o setor na Unidade de Genómica do Biocant, em Cantanhede”.

Outro “argumento de peso da candidatura” tem a ver com o número de iniciativas incluídas no programa proposto no projeto de Cantanhede/Bairrada para o concurso Cidade Europeia do Vinho 2018.

No total são 72 ações, algumas organizadas especificamente nesse âmbito, como a Gala Cidade do Vinho 2018, a Gala de Eleição da Rainha das Vindimas Nacional e o Dia Europeu do Enoturismo.

“Além disso, vai haver uma forte associação a eventos à escala regional, os quais, em conjunto, deverão registar uma afluência estimada em cerca de um milhão de pessoas”, como é o caso da Expofacic, em Cantanhede, a AgitÀgueda, em Águeda, a Feira da Vinha e do Vinho, em Anadia, a Festame, na Mealhada, a Expobairrada, em Oliveira do Bairro, e as Festas de Vagos, entre outros.

Cantanhede destaca ainda o papel das quase cem entidades envolvidas ou que manifestaram expressamente o seu apoio à candidatura, como a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o Turismo Centro de Portugal, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada ou a Fundação Mata do Buçaco.

A RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho é constituída por cidades com forte dependência económica da viticultura e que se localizam em áreas protegidas pela garantia de qualidade de seus vinhos. Contando com o apoio das Associações Nacionais do Vinho presentes na maioria dos 10 países membros da rede, a RECEVIN tem a sua atividade centrada na promoção e divulgação da excelência dos vinhos das diferentes denominações de origem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE