Coimbra

Canoísta moçambicano que treina em Coimbra confirmado nos Jogos Olímpicos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-05-2021

O moçambicano Joaquim Lobo estuda engenharia informática em Coimbra e, desde que está em Portugal, treina no Fluvial de Coimbra sob a orientação do treinador e vice-presidente do Clube, Sérgio Bento. Joaquim Lobo conseguiu o acesso aos Jogos Olímpicos de 2021 na modalidade de canoagem.

PUBLICIDADE

Mais recentemente, outro compatriota seu, Joaquim Manhique, chegou igualmente a Coimbra para treinar nas águas do Mondego. Ambos os atletas são filiados no Clube Marítimo de Desportos sediado em Maputo.

Na mira do intenso treino a que foram sujeitos nos últimos meses, estava a ida a Barnaul, na Federação Russa, onde se disputava a Taça do Mundo de Velocidade. Esta era a última e derradeira qualificativa para a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio que decorrem este ano de 23 de julho a 8 de agosto.

PUBLICIDADE

publicidade

“Joaquim Lobo deu o seu máximo mas a concorrência fortíssima que se fazia sentir em Barnaul, depressa lhe tirou as esperanças de ir aos Jogos no Japão. Mas o melhor ainda estava para vir. O Comité Olímpico Internacional (COI), depois de avaliadas as vagas habitualmente destinadas aos atletas oriundos das equipas nacionais mais diminutas, resolveu-se pelo convite oficial ao atleta moçambicano. E o sonho estava confirmado. Joaquim Lobo não queria acreditar nas palavras do seu treinador quando este lhe comunicou o teor do mail que tinha recebido do COI”, refere o Clube Fluvial de Coimbra em comunicado.

Entretanto, a Federação Moçambicana de Vela e Canoagem rejubilou com a notícia e o seu presidente, Hélio da Rosa Alberto, rapidamente endereçou os agradecimentos ao apoio do Fluvial de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Gostaríamos de agradecer por todo apoio prestado durante o tempo que o atleta tem treinado a direção do Clube na pessoa do Presidente, seus colaboradores e ao treinador Sérgio Bento pelo excelente trabalho que desenvolveu em tão pouco tempo.”

Depois do regresso, esperam-se os treinos no Mondego com vista aos Olímpicos. A equipa moçambicana, integrará o treinador português que, ao cruzar-se com a comitiva nacional, esboçará um enorme sorriso ao ver as bandeiras de Portugal e Moçambique juntas pelo desporto ao mais alto nível. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE