Candidato diz que concorrente não fala com o irmão

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-09-2017

O candidato do movimento Somos Coimbra à Câmara Municipal, José Manuel Silva, defendeu hoje que o próximo executivo local deve envolver-se na concretização da segunda fase do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

museu da ciência

“A Universidade e a cidade têm aqui uma riqueza imensa”, disse José Manuel Silva à agência Lusa, no final de uma visita ao Laboratório Chimico, o edifício setecentista que acolhe o Museu, no que corresponde à primeira fase de um projeto que alargar-se ao Colégio de Jesus, logo em frente.

PUBLICIDADE

O concelho de Coimbra “tem condições únicas em termos de história, cultura e património”, disse José Manuel Silva à agência Lusa, responsabilizando a Câmara Municipal, presidida no mandato que está a terminar por Manuel Machado, que se recandidata ao cargo pelo PS.

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos adiantou que a segunda fase do Museu da Ciência, na Alta de Coimbra, não avançou ainda “por falta de colaboração” da autarquia relativamente à Universidade, cujo reitor, João Gabriel Silva, é irmão de José Manuel Silva, professor da Faculdade de Medicina da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

A expansão do Museu (dirigido por Carlota Simões, que acompanhou a visita do Somos Coimbra) para o edifício pombalino do Colégio de Jesus é absolutamente essencial”, preconizou.

O candidato à presidência da Câmara salientou que a primeira fase do Museu da Ciência já permitiu expor 3.000 objetos com interesse patrimonial e científico, alguns deles guardados há séculos, de um total de 1,5 milhões de peças.

José Manuel Silva realçou a importância histórica do Colégio de Jesus, para Portugal e para o mundo, lembrando que os Jesuítas, que fundaram esta instituição de ensino, adjacente à Sé Nova de Coimbra, “protagonizaram a primeira globalização”, a partir do século XVI e na sequência dos Descobrimentos portugueses.

Além da importância histórica e patrimonial, o acervo do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra tem “uma componente educativa” que pode ser aproveitada pelas escolas da cidade e do país.

“Temos de dinamizar a oferta turística de Coimbra e da Universidade”, defendeu o candidato, cuja visita ao Museu foi acompanhada por Fernando Seabra Santos, antigo reitor da UC e mandatário da candidatura, pelo cientista Carlos Fiolhais e por Sónia Filipe, que trabalha como arqueóloga na Reitoria da Universidade, que integram a lista do movimento para a Câmara Municipal.

Nas eleições de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE