Coimbra

Cancro da mama: CUF Coimbra disponibiliza avaliações gratuitas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-10-2020

A CUF Oncologia assinala o mês de prevenção do cancro da mama com o mote: “Avalie o seu risco de Cancro da Mama”, disponibilizando entre dia 9 e 30 de outubro, em nove unidades CUF, entre as quais o Hospital CUF Coimbra, avaliações gratuitas de diagnóstico precoce com especialistas em cancro da mama.

PUBLICIDADE

São, essencialmente, dirigidas a mulheres a partir dos 35 anos que ainda não têm sintomas ou alterações. Estas avaliações permitem ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir. No caso de ser homem, as avaliações gratuitas também estão disponíveis desde que tenha suspeita de alguma alteração mamária significativa.

PUBLICIDADE

publicidade

As taxas de sobrevivência ao cancro da mama são bastante elevadas, mas continua a registar-se uma elevada taxa de mortalidade quando diagnosticado tardiamente. Helena Gervásio, coordenadora da Unidade da Mama no Hospital CUF Coimbra, refere que “esta ação tem como objetivo a sensibilização da população, em especial as mulheres, para o cancro da mama. Pretende-se assim incentivar a prevenção e diagnóstico precoce desta doença, sabendo-se que um diagnóstico, numa fase inicial, tem 95% de hipóteses de ter bom prognóstico”.

A especialista recorda que proteger-se do cancro da mama é “um compromisso que deve ser assumido por todos” e recomenda que “é importante estar vigilante a qualquer alteração no seu corpo. Informe-se sobre os sinais de alerta e como pode e deve prevenir o aparecimento da doença”.

PUBLICIDADE

Esta ação é gratuita, de inscrição obrigatória e limitadas às vagas disponíveis: os interessados podem inscrever-se através do número 800 100 077 e podem consultar todas as informações sobre a campanha, através do link:  https://www.cuf.pt/eventos/acao-de-diagnostico-precoce-do-cancro-da-mama

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE