Região

Campeonato de futebol do INATEL regressa aos campos e celebra 80.º aniversário em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-10-2021

A Liga de Futebol INATEL regressa já em outubro com esperanças renovadas e com uma dinâmica própria de quem pisa os campos de futebol da região há oitenta anos. É que o Campeonato de Futebol da INATEL em Coimbra celebra o 80º aniversário na presenta época. Estávamos na época de 41/42, quando os trabalhadores da antiga fábrica de cerâmica Lusitânia, alcançaram o primeiro título de Campeão distrital de Futebol da INATEL Coimbra.

PUBLICIDADE

Trinta anos depois, dá-se o primeiro grande feito nacional de uma equipa do distrito de Coimbra. Decorria a época de 1971/1972, quando o Grupo Desportivo de Maiorca levou Coimbra até Lisboa para a final da competição, sagrando-se campeão nacional, num momento de glória inédito, disputado entre os rapazes da equipa do concelho da Figueira da Foz e os trabalhadores da fábrica de chocolates Regina. Reza a história que, no final da partida, o adversário fez uma oferta de chocolates Regina, tornando assim a vitória ainda mais doce.

O Maiorca é então a equipa mais antiga ainda em competição no campeonato distrital de Coimbra da Fundação INATEL, com um total de 6 títulos de campeão distrital, a par com o Paradela.

PUBLICIDADE

publicidade

O histórico campeonato da INATEL, em 80 anos de história, conta apenas com duas épocas em branco. Na época 1975/1976 devido ao período revolucionário e de incertezas vivido no País e em 2020/2021 devido à pandemia de Covid-19.

Apesar dos efeitos desta paragem no Associativismo, os clubes têm vindo a aderir à competição sem receios de eventuais medidas que possam vir a ser impostas por parte das autoridades sanitárias. Serão cerca de 20 equipas, organizadas em duas séries, sendo uma localizada no litoral e outra no interior do distrito.

PUBLICIDADE

O sorteio que definirá as várias jornadas até abril de 2022, decorrerá no dia 7 de outubro, à noite, nas instalações da Fundação INATEL, em Coimbra. Também a final do campeonato já tem data fixa, disputando-se no dia 8 de maio, e a final da taça distrital joga-se no fim-de-semana seguinte, no dia 15.

Na modalidade de Futsal, com a primeira jornada agendada para o final de outubro, estão previstas oito equipas, com disputa do título de campeão distrital e ainda a taça distrital.

O campeonato INATEL conta ainda com a modalidade de tiro, com quatro equipas do distrito de Coimbra (ADC Ega – Ugas, Clube de Caça e Pesca de Coimbra Sul e Marialvas Futebol Club). O campeonato distrital tem oito provas, de outubro a abril. Os apurados irão disputar o campeonato nacional, a ter lugar em maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE