Coimbra

Coimbra e Miranda do Corvo vão alargar Ponte da Trémoa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-01-2017

 

PUBLICIDADE

As câmaras municipais de Miranda do Corvo e de Coimbra preparam-se para requalificar a Ponte da Trémoa, infraestrutura que necessita de obras profundas de reabilitação.

tremoa

PUBLICIDADE

publicidade

A Ponte da Trémoa atravessa o Rio Dueça, entre as povoações de Trémoa e de Trémoa de Cima e constitui uma infraestrutura intermunicipal que delimita os dois municípios.

Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra que se irá realizar na próxima segunda-feira, será analisada e votada a minuta de um contrato interadministrativo de acordo de parceria entre os dois municípios para intervenção conjunta na referida obra de arte.

PUBLICIDADE

Os melhoramentos previstos contemplam o aumento do vão livre para 11 metros, através da demolição do encontro direito (do lado de Miranda do Corvo) e construção de novo encontro em betão armado sobre fundação em quatro estacas de betão armado. Já o tabuleiro irá ser alargado para 8 metros, com 5 metros de faixa de rodagem e passeios com 1,5 metros.

A intervenção prevê ainda o alargamento e reforço do encontro esquerdo (do lado do Município de Coimbra), drenagem superficial do tabuleiro e das áreas adjacentes aos dois encontros da ponte, repavimentação dos dois terços adjacentes à ponte afetados pela intervenção e sinalização e pinturas rodoviárias das áreas contíguas à ponte.

A obra tem um custo estimado que ronda os 62 mil euros, a suportar por ambas as câmaras. Os municípios de Coimbra e Mirando do Corvo comprometem-se ainda a assegurar a gestão e conservação conjuntas da infraestrutura rodoviária, de modo a garantir a sua utilização dentro das condições necessárias de mobilidade e de segurança para o trânsito e a circulação de pessoas e bens.

A necessidade de intervir na Ponte da Trémoa mantém-se, apesar de ações já efectuadas, nomeadamente de limpeza da vegetação nos encontros e taludes adjacentes, melhoria das condições de drenagem superficial e lateral e colocação de testemunhos em gesso para controlo da fissuração existente. A futura celebração do contrato interadministrativo inclui também a aprovação do já existente estudo prévio do “Projeto de Requalificação da Ponte da Trémoa”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE