Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Câmara volta a dar milhares de euros à Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-11-2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na reunião de segunda-feira, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro à Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), no valor de 55.000 euros, para a realização de atividades.

PUBLICIDADE

A CMC, que não permite que a comunicação social tenha acesso a estes documentos, diz em comunicado que a  “APBC tem desenvolvido iniciativas de cariz comercial, cultural, turístico, de animação e interação com o comércio local, contribuindo para a dinamização do comércio tradicional e revivificação da Baixa de Coimbra, e tem sido apoiada pela autarquia para esse fim”.

A município liderado por Manuel Machado afiança “que as variadas as atividades que a APBC tem vindo a organizar com o objetivo de dinamizar o comércio local e atrair pessoas à Baixa de Coimbra. Desde eventos de vários géneros musicais a festas gastronómicas, passando pelas Marchas Populares, entre outras celebrações festivas, o programa proposto no ano passado foi cumprido. Para este ano a APBC já levou a cabo várias iniciativas, como por exemplo a Semana do Bacalhau, as Marchas Populares, a Festa da Sardinha, o Festival (in)Comum e as noites temáticas de fado e jazz”. 

PUBLICIDADE

publicidade

No comunicado em que justifica a entrega de dinheiro à APBC, a CMC entendeu não mencionar o apoio que concedeu para a  fan zone do Mundial de Futebol.

Rua Adelino Veiga

A APBC é uma associação sem fins lucrativos, constituída em fevereiro de 2004, resultante de uma parceria estabelecida entre alguns  agentes para o desenvolvimento da área de intervenção, como a CMC e a ACIC.

PUBLICIDADE

Tem por objeto a promoção e modernização da zona da Baixa de Coimbra, visando a requalificação desta e o desenvolvimento da gestão unitária e integrada de serviços de interesse comum, o que nunca foi alcançado, pois, como se sabe, a “Baixa continua em baixa”

12 anos após a sua fundação, a APBC sobrevive graças aos apoios do município, o grande financiador desta instituição que tem “meia dúzia” de associados com as quotas em dia.

A associação e a autarquia não dão explicações sobre as entidades que constituem a APBC, desconhecendo-se o que se passa com a posição detida pela falida ACIC.

Segundo a autarquia, a “APBC fica obrigada, designadamente, a apresentar um relatório trimestral das atividades desenvolvidas, manter a sua situação tributária e contributiva devidamente regularizada e utilizar a expressão “Com o apoio do Município de Coimbra” nas ações que realiza, publicita ou divulga, acompanhada do respetivo brasão da cidade de Coimbra”.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com