Cidade

Câmara quer requalificar Largo da Sé Velha, Quebra Costas e Beco da Carqueja

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-08-2019

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) continua a dar sequência ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) prosseguindo com a requalificação do centro histórico da cidade. Assim, o executivo municipal vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para abertura de um concurso público para a valorização do Largo da Sé Velha, da Rua e Largo do Quebra Costas e das Escadas e Beco da Carqueja, dividida em três lotes, num investimento global previsto superior a 1,2 milhões de euros.

A previsão do investimento global da CM Coimbra nesta zona da cidade é já superior a 3,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

A CMC  vai dar seguimento a mais uma empreitada para requalificar as vias da Alta da cidade, neste caso específico de valorização do percurso Universidade/Arco de Almedina. Depois de já estarem concluídas as obras de requalificação das ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros) e do Largo de S. Salvador (212 mil euros); de estar em execução a empreitada de requalificação das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar (680 mil euros); e de aprovado, em julho passado, o concurso público para requalificar as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues (investimento previsto superior a 745 mil euros); a autarquia avança agora com um concurso público para a requalificação do emblemático Largo da Sé Velha, da Rua e Largo do Quebra Costas e das Escadas e Beco da Carqueja, num investimento global previsto superior a 1,2 milhões de euros. A previsão do investimento global da autarquia nesta zona da cidade é já superior a 3,5 milhões de euros.

Estas intervenções pretendem melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, nomeadamente através da introdução de passadeiras de conforto. A intervenção no Largo da Sé Velha, que tem um preço base de 648.725 euros, prevê também o aumento da funcionalidade do local, mas mantendo a genuinidade do espaço, recuperando a ideia de praça e estruturando o espaço público, para dar maior protagonismo ao peão, permitindo um usufruto pleno do enquadramento urbano do lugar. A autarquia pretende otimizar ainda a relação do espaço público com o edificado, corrigindo os elementos e as intervenções dissonantes que foram realizadas ao longo do tempo.

PUBLICIDADE

Uma decisão tomada durante a revisão da proposta de requalificação do Largo da Sé Velha, na fase de desenvolvimento do estudo prévio, foi a de preservar a topografia atual do espaço, o que levou a redesenho da sucessão de patamares do lado norte, entre a Rua dos Coutinhos e a Rua do Cabido, de forma a que este conjunto não avançasse tanto sobre o Largo.

Outra proposta efetuada durante a revisão do projeto foi a de reforçar o número de contentores de recolha de lixo associados a suportes fixos, de forma a esbater a sua presença na leitura do espaço, mas garantindo uma resposta a esta problemática revelada na fase de inquérito.

Já a intervenção na Rua e Largo do Quebra Costas, que tem um preço base a concurso de 430.895 euros, pretende repavimentar, com materiais de maior resistência e atrito, esta que é uma das zonas mais movimentadas da Alta de Coimbra e parte essencial do percurso de ligação da Universidade à Baixa, desde o Largo da Sé Velha ao Arco de Almedina, a principal porta da antiga cidade.

A maior parte do percurso é em escadaria, com degraus altos e de acentuado declive. O pavimento da rua apresenta muito desgaste e é composto por diversos materiais, tais como calcário, granito e mármore. Os patamares são de calçadinha portuguesa e calcário miúdo. A parte inferior da área de intervenção é composta por lajetas, lancis, degraus de calcário e, ainda, calhau rolado.

A empreitada prevê também a revisão das infraestruturas, com a passagem da rede elétrica para subterrânea e a instalação de iluminação led, mas também a instalação de rede de gás natural e a remodelação de redes de abastecimento de água.

A requalificação das Escadas e Beco da Carqueja também passa pela remodelação das infraestruturas, para além da melhoria das condições de acessibilidade, eliminando barreiras arquitetónicas e repavimentando a via, tornando o percurso e o acesso às habitações mais seguro e confortável. O preço base a concurso para este lote é de 116.545 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE