Coimbra

Câmara quer construir tabuleiro para peões e ciclistas na Ponte Açude

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-06-2015

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar o programa preliminar da construção de um tabuleiro pedonal e ciclável na Ponte Açude. Além dos peões em geral, esta passagem servirá a Ciclovia de Coimbra e o traçado proposto para os Caminhos de Fátima.

PUBLICIDADE

O futuro tabuleiro, a construir em perfis de aço, será montado do lado sul/nascente e fixado, em consola, aos pilares do Açude Ponte. Terá um comprimento de 190 metros e uma largura de 2,4 metros, sendo que esta última medida tem em conta os condicionamentos do local, nomeadamente a existência da escada de peixe. Está ainda prevista a iluminação em toda a extensão da futura passagem. Prevê-se que a nova estrutura possa custar cerca de 300 mil euros.

Segundo a CMC, Nas reuniões realizadas com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não foi possível avançar para a concretização da pretensão inicial do município, mais económica, que passava pela utilização do corredor técnico da Ponte Açude como passagem pedonal e ciclável. Neste caso, ficaria a cargo da autarquia a proteção desta passagem, de modo a que pessoas não autorizadas não pudessem aceder às áreas técnicas.

PUBLICIDADE

publicidade

Gorada esta hipótese,  Manuel Machado avançou então para a construção do futuro tabuleiro pedonal e ciclável, neste caso merecedor da concordância da APA. Dada a largura limitada da passagem inferior da Ponte Açude, que atualmente obriga os automobilistas a desviarem-se dos inúmeros peões e ciclistas que a usam, o futuro tabuleiro proporcionará uma travessia muito mais segura e confortável, a pé ou de bicicleta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE