Câmara oferece visita à Cidade Universitária do Estado Novo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-11-2017

A Câmara Municipal de Coimbra vai dar seguimento às visitas guiadas que se têm subordinado a temas diversos, a diferentes monumentos e a locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura.

PUBLICIDADE

Estado Novo

A próxima visita está marcada para o dia 5 de dezembro, pelas 15:00. O dia e ahora certos para descobrir “A Cidade Universitária do Estado Novo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Será uma visita guiada aos edifícios universitários construídos durante o período do Estado Novo, apresentando um plano de modernidade só comparável com a época Pombalina.

Lembra a autarquia que a construção de uma nova cidade universitária, que levou ao desaparecimento de inúmeros edifícios na alta de Coimbra, segue a ideologia de concentração e de persecução de modelos edificados noutras cidades da Europa, de regimes totalitaristas muito em voga nas primeiras décadas do século XX.

PUBLICIDADE

A monumentalidade dos edifícios, a sua arquitetura, os baixos-relevos, os frescos decorativos, a azulejaria e as esculturas contribuem para que este local seja considerado de valor excecional, reconhecido e classificado como Património Mundial pela UNESCO.

O objetivo desta visita tem como meta reconhecer a importância deste período da história de Portugal, a dimensão das obras edificadas, divulgando os seus aspetos arquitetónicos, ideológicos e a glorificação dos feitos portugueses nas diferentes áreas do saber.

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).

As visitas guiadas têm o seu início às 15h00. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE