Câmara oferece visita aos Claustros de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-04-2018

Dando seguimento à iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, composta por um conjunto de visitas guiadas subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, a autarquia promove a iniciativa Roteiros de Coimbra – Claustros, no dia 5  de abril, pelas 15:00.

PUBLICIDADE

????????????????????????????????????

A visita guiada a espaços arquitetónicos intimamente ligados à construção religiosa, irá dar a conhecer as suas origens, a sua evolução e as diferentes funções.

PUBLICIDADE

publicidade

A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitetónicas desaparecidas, constatando-se que a sua construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos.

A aplicação dos recursos financeiros do reino na reconquista do território, bem como a grande maioria das ordens religiosas serem maioritariamente constituídas por monges cavaleiros, poderão ser fatores para que estas estruturas arquitetónicas sejam de construção tardia face à sua origem.

PUBLICIDADE

Só com a estabilidade política e com a reforma da generalidade das ordens religiosas que passam então a dedicar-se a funções mais espirituais, todos estes espaços passam também a desempenhar funções de maior relevância ascética.

O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam alguns destes claustros, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de espiritualidade e meditação que contribuem para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento.

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas guiadas têm o seu início às 15h00. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância. Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE