Câmara de Coimbra oferece refeições e material escolar a alunos pobres

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-06-2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na sua reunião da próxima terça-feira, o Plano Municipal de Ação Social Escolar (Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – CEB) para o ano letivo 2017/2018.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

Imagem figurativa

O plano implica um investimento total de 1.439.556 euros, na sua maior parte destinado a alimentação (cerca de um milhão). As outras componentes mais relevantes são a de Material Escolar para o 1.º CEB (161.440 euros) e Prolongamento do Horário Pré-Escolar (96.800 euros).

Seguem-se os Manuais Escolares 1.º CEB (50.450 euros), Atividades de Complemento Curricular 1.º CEB (40.360 euros) e Atividade de Complemento Curricular Pré-Escolar (8800 euros). Deste modo, o Município de Coimbra apoiará um total estimado de 2150 alunos, num universo de cerca de 4608, inseridos nos 1º, 2º e 3º escalões de abono de família.

PUBLICIDADE

Atenta às dificuldades dos agregados familiares, a CMC garante que “tem implementado, nos últimos quatro anos, uma política de proximidade através de uma intervenção direta de apoio à família ultrapassando, inclusive, os apoios previstos pelo Ministério da Educação, como é o caso da equiparação dos 2º e 3º escalões de abono de família ao 1º escalão, apoiando assim centenas de famílias”.

No âmbito desta medida, a autarquia oferece, por exemplo, os manuais escolares e cadernos de exercícios aos alunos dos 2º, 3º e 4º anos, dado que o Governo garante essa medida apenas para o 1º ano. É também de salientar o aumento significativo, em cerca de 92%, do valor definido para apoio com a aquisição de material escolar.

PUBLICIDADE

publicidade

As medidas destinadas aos três escalões do abono de família inserem-se num conjunto de políticas de apoio das quais fazem ainda parte a atribuição de uma verba para atividades de complemento curricular, como as visitas de estudo, o fornecimento de refeições e lanches escolares e a comparticipação no material escolar, para além do prolongamento de horário no pré-escolar.

A CMC vê estas medidas como uma forma de suavizar as dificuldades das famílias e de procurar garantir a todas as crianças a igualdade de oportunidades de acesso à educação e ao sucesso escolar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE