Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara Municipal de Coimbra celebra Dia Mundial da Poesia

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-03-2017

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala o Dia Mundial da Poesia (comemorado hoje, dia 21 de março) com programação de acesso gratuito, distribuída por vários pontos da cidade: na Casa-Museu Miguel Torga e na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais e em outros diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra.

A Casa-Museu Miguel Torga disponibiliza, às 15h00, uma oficina poética, transversal às áreas da expressão plástica e da ilustração.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (6)

Já na Casa da Escrita, a escolha para festejar a efemérideno dia 21 de marçorecai em manifestações poéticas sob três diferentes perspetivas artísticas: a Poesia dita (para o que estarão presentes, a partir das 16h00, cinco autores: Luís Filipe Sarmento, Vasco Pereira da Costa, Rosa Maria Ribeiro, António Canteiro e Nuno Figueiredo),a Fotografia (através da exposição fotográfica Até ao fim do mundo, de Ana Luísa Pires Monteiro, patente até 28 de abril) e a Música (com a presença, em concerto, dos projetos Fernando Marques Ensemble e Nossa Guitarra).

PUBLICIDADE

A poesia continua a ser festejada na casa outrora habitada pelo poeta João José Cochofel, na próxima quinta-feira (23) destacando, no âmbito do ciclo mensal “Coimbra (t)em Poesia”, a obra dos poetas António Piedade e Paulo Archer.

A proposta do Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado é uma evocação ao conimbricense Camilo Pessanha, no ano em que passam 150 anos do nascimento do poeta (n. 19 de outubro de 1867), através de uma instalação patente na montra do Museu.

Por seu turno, o público infantil (pré escolar e 1º Ciclo E. B.) pode celebrar, ao longo da presente semana, a chegada da Primavera, participando na oficina de pintura que decorrerá no Edifício Chiado.

É, também, ao público infanto-juvenil que são dirigidas parte das ações promovidas em diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra, designadamente a Biblioteca Infantil/Ludoteca e os polos da Rede Anexa de Bibliotecas (com horas do conto) e o Bibliomóvel(através da distribuição de poemas nas localidades que recebem a visita do veículo/biblioteca).

Outros espaços localizados no interior da Casa Municipal da Cultura, como sejama galeria das doações (bibliotecas particulares doadas à CMC) e o serviço de empréstimo da Biblioteca acolhem, respetivamente, uma mostra bibliográfica de Miguel Torga (biblioteca particular de Afonso Duarte), e uma mostra de livros de poesia, assim como uma apresentação empowerpointde registos sobre a obra “Clepsidra”, de Camilo Pessanha.

O envolvimento das escolas, desde o ensino básico ao ensino secundário, continua a estar presente na celebração do Dia Mundial da Poesia, em articulação com a Câmara Municipal de Coimbra, através do desafio “Há Poesia na Escola”. Pelo oitavo ano consecutivo, este projeto, que enaltece a escrita, é dirigido aos alunos dos diferentes ciclos de ensino das escolas da rede concelhia de bibliotecas escolares, que decorre em contexto de sala de aula, com o apoio dos docentes e com base em diversas obras literárias. Do total dos poemas entregues na Biblioteca Municipal de Coimbra são selecionados doze poemas vencedores, para cada um dos quatro escalões contemplados (consultar lista anexo).

PROGRAMAÇÃO

Casa-Museu Miguel Torga

15h00: Oficina de Poesia

Trata-se de uma atividade criativa, em colaboração com a Associação Cultural Recortar Palavras, que inclui a poesia, o diálogo e a criação de um pequeno texto poético, com base em palavras retiradas do poema: “Esta é a minha casa”, dinamizada por Alexandra Moura, artista plástica e promotora da leitura da “Recortar Palavras”.O poema fala da importância afetiva da casa, em sentido lato, que nos remete para um mundo seguro no qual se imagina, cria, cresce e sonha, sentimentos partilhados por Miguel Torga.
unnamed (17)

Casa da Escrita

21 de março:

16h00: Poesia dita pelos autores Luís Filipe Sarmento, Vasco Pereira da Costa, Rosa Maria Ribeiro, António Canteiro e Nuno Figueiredo. (Biografias anexo).

18h00:Abertura da Exposição “Até ao fim do mundo” de Ana Luísa Pires Monteiro*

Sobre a Exposição: “Até ao fim do mundo” é uma história escrita com luz… escrita a preto e a vermelho…

Conta a história de um Amor como o de Pedro e Inês, na qual a intensidade e a utopia andam de mão dada. Intensidade de uma paixão mergulhada na utopia de um amor proibido. Pedro queria poder amar Inês, ao sol, todo o dia de todos os dias, mas os amores políticos morrem mesmo antes de começarem.

fernando marques

21h00: Concerto com Fernando Marques Ensemble* e Nossa Guitarra*.

23 de março:

18h15 | Ciclo “Coimbra (t)em Poesia”

Sessão sobre (e com) os poetas António Piedade** e Paulo Archer** a que se associa o grupo Oficinas de Poesia, para ler poemas.

Museu Municipal de Coimbra | Edifício Chiado

InstalaçãoArte c/poesia | Até 30 de abril

Evocação do poeta Camilo Pessanha, poeta nascido em Coimbra e amante das artes, com uma instalação sobre o autor e a sua obra, na montra do Edifício Chiado, com audição de poesia da sua autoria, em som ambiente, na galeria de exposições temporárias.

Oficinas temáticas | Dias de luz e de cor!

Trata-se de uma oficina de pintura que evoca a chegada da primavera e todas as mudanças que a nova estação acarreta (o tempo, as roupas… até nós!). O objetivo é levar crianças que frequentem o ensino pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico a registar tais mudanças através da pintura. A iniciativa está disponível de 21 a 24 de março, às 10h00, às 11h00 e às 14h00.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE COIMBRA

21 de março | “E escutando o correr da água na Clepsidra” | Apresentação de PowerPoint alusivo à obra “Clepsidra”, de Camilo Pessanha, no ano em que se assinalam os 150 Anos do nascimento do Poeta.

21 de março | Mostra de livros de poesia e poemas|A mostra estará patente no espaço municipal até ao dia 23 de abril.

Miguel Torga na Biblioteca particular de Afonso Duarte | Mostra bibliográfica patente na Galeria das Doações da Biblioteca Municipal de Coimbra, até ao dia 30 de abril.

Horas do conto na Biblioteca Infantil/Ludoteca:

21 de março, às 18h00 “Contos da Primavera” | Uma hora do conto para celebrar a chegada da primavera, dirigida a crianças de 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto.

31 de março, às 18h00 “Contos Naturais” | A natureza é o tema dos contos, que têm como público-alvo crianças com idades a partir dos 6 anos.

A participação nas horas do conto requer inscrição prévia (telef. 239702630).

Bibliotecas Anexas Municipais

Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Cernache, Ribeira de Frades e S. João do Campo:

Dicionários e catálogos especiais e muitas surpresas mais!| Ateliêde palavras para grupos escolares, disponível até ao dia 16 de junho.

Souselas e Trouxemil:

“1, 2, 3 … era uma vez estórias de letras e números…” | Hora do conto para grupos escolares, disponível até 16 de junho.

Bibliomóvel: “Versos a rimar para animais adivinhar!”| Distribuição de poesias do livro “Vamos adivinhar animais II, de Soledade Martinho Costa, aos leitores do Bibliomóvel, disponibilizadas até ao dia 28 de abril.

Há poesia na escola” | Atividade anual de promoção da escrita, desenvolvida no âmbito da Rede de Bibliotecas Concelhia, dirigida aos alunos dos diferentes ciclos de ensino das escolas da rede concelhia de bibliotecas escolares.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com