Câmara investe milhões de euros para a realização em Coimbra dos Jogos Europeus Universitários

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-11-2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para aprovação do acordo final entre as entidades que organizam os 4ºs Jogos Europeus Universitários (EUG 2018), que vão decorrer, de 13 a 26 de julho, na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

estádio universitário

O acordo, a ser aprovado, será celebrado entre a CMC, a Universidade de Coimbra (UC), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a EuropeanUniversity Sport Association (EUSA). A CMC terá um investimento estimado superior a 2,8 milhões de euros no evento.

PUBLICIDADE

publicidade

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos 4ºs Jogos Europeus Universitários (EUG 2018), de 13 a 26 de julho. A CMC formalizou a sua pretensão de acolher os EUG 2018 à EUSA em 2014, tendo sido posteriormente oficializada a candidatura. De seguida, foi assinado um acordo de colaboração entre os parceiros, que define como responsabilidades da CMC: disponibilizar espaços físicos e recintos desportivos necessários à realização dos EUG 2018; disponibilizar os seus meios de comunicação para divulgar o evento; assegurar o transporte de atletas; assegurar a segurança nos locais de competição e treino; assegurar o plano de segurança/proteção civil.

Em comunicado enviado a NDC a CMC salienta que “para a realização dos EUG 2018 foi necessário proceder a uma série de intervenções em diversos espaços, de formam a garantir melhores acessibilidades na área geográfica do Estádio Universitário de Coimbra e espaços de prática desportiva em condições para receber competições de várias modalidades. A autarquia procedeu, assim, a intervenções de melhoramento na Av. João das Regras, Parque de Estacionamento da Praça das Cortes, Rotunda da Av. da Guarda Inglesa e parque de estacionamento do Convento São Francisco. Foram ainda realizadas intervenções nos pavilhões 1, 2 e 3 do Estádio Universitário pela UC”.

PUBLICIDADE

A autarquia liderada por Manuel Machado conclui que “com a organização dos EUG 2018, a CMC terá, assim, um investimento estimado de 2.864.493,36 euros, sendo que 100 mil euros foram para apoio financeiros atribuídos à Direção-geral da AAC (para a candidatura e outros); 361.043,33 euros para a intervenção na Av. João das Regras; 421.194,88 euros para a intervenção no parque de estacionamento da Praça das Cortes; 123.663,55 euros na rotunda da Av. da Guarda Inglesa; 1.549.711,60 euros no parque de estacionamento do Convento São Francisco; 203.760 euros de custo estimado no transporte de atletas durante o evento e 105.120 euros de custo estimado pela segurança dos locais de competição e treinos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE