Cidade

Câmara investe mais de 3,5M€ na melhoria da mobilidade na Alta de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-09-2019

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra começou o primeiro de sete dias dedicados especialmente à mobilidade com a iniciativa “Caminha Connosco”.

PUBLICIDADE

O objetivo da autarquia é elucidar sobre o trabalho de requalificação que está em curso na Alta da cidade, onde prevê investir mais de 3,5 milhões de euros para melhorar a mobilidade pedonal e renovar as infraestruturas.

A CM Coimbra continua a dar sequência ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) prosseguindo com a requalificação do centro histórico da cidade. A iniciativa “Caminha Connosco”, que marca o início das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade em Coimbra, pretende precisamente explicar as empreitadas que a autarquia tem realizado e projetadas para a Alta da cidade.

PUBLICIDADE

A caminhada passa por obras de requalificação já concluídas, como no Largo de S. Salvador (212 mil euros); e nas ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros). Em execução está a empreitada de requalificação das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar (680 mil euros); e estão a decorrer os concursos públicos para requalificar as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues (investimento previsto superior a 745 mil euros), o emblemático Largo da Sé Velha, da Rua e Largo do Quebra Costas e das Escadas e Beco da Carqueja, num investimento global previsto superior a 1,2 milhões de euros.

Estas intervenções, que já representam um investimento previsto superior a 3,5 milhões de euros, pretendem melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, nomeadamente através da introdução de passadeiras de conforto. 

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção no Largo da Sé Velha, que tem um preço base de 648.725 euros, prevê também o aumento da funcionalidade do local, mas mantendo a genuinidade do espaço, recuperando a ideia de praça e estruturando o espaço público, para dar maior protagonismo ao peão, permitindo um usufruto pleno do enquadramento urbano do lugar.

Já a intervenção na Rua e Largo do Quebra Costas, que tem um preço base a concurso de 430.895 euros, pretende repavimentar, com materiais de maior resistência e atrito, esta que é uma das zonas mais movimentadas da Alta de Coimbra e parte essencial do percurso de ligação da Universidade à Baixa, desde o Largo da Sé Velha ao Arco de Almedina, a principal porta da antiga cidade. A empreitada prevê também a revisão das infraestruturas, com a passagem da rede elétrica para subterrânea e a instalação de iluminação led, mas também a instalação de rede de gás natural e a remodelação de redes de abastecimento de água.

A requalificação das Escadas e Beco da Carqueja também passa pela remodelação das infraestruturas, para além da melhoria das condições de acessibilidade, eliminando barreiras arquitetónicas e repavimentando a via, tornando o percurso e o acesso às habitações mais seguro e confortável. O preço base a concurso para este lote é de 116.545 euros.

Por fim, já na Baixa de Coimbra, a caminhada chega à Praça do Comércio, que também será requalificada pela CM Coimbra, estando já em curso está um concurso público, com o preço base de 528.365 euros (a que acresce o IVA). A empreitada visa reabilitar um espaço urbano de grande importância estratégica no enquadramento histórico e turístico da Baixa da cidade, otimizando a sua funcionalidade, potenciando a sua utilização pedonal e melhorando o conforto e a segurança do espaço.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE