Coimbra

Câmara de Coimbra investe em obras em Almalaguês, Cernache, Torres do Mondego, Ceira, Assafarge e Antanhol

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-10-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua última reunião, cinco Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências para 2020 com as Juntas de Freguesia de Almalaguês, de Cernache, de Torres do Mondego, de Ceira e a União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, num investimento global de cerca de 269 mil euros para a execução de diversas obras. Este ano, estima-se que o investimento global da CM Coimbra nas Juntas e Uniões de Freguesia seja superior a sete milhões de euros.

PUBLICIDADE

Manuel Machado

A Junta de Freguesia de Almalaguês vai receber 54.679,17 euros da CM Coimbra. Esta verba vai permitir a execução de valetas em calçada, em Anagueis, na Rua da Catraia e Rua Principal, no valor de 19.000 euros, e avançar com a primeira fase da obra de construção da via de ligação da Rua do Vale à Rua Fonte do Calvo, no valor de 35.679,17 euros.

Já a Junta de Freguesia de Cernache vai receber 56.158,22 euros da CM Coimbra, verba que vai permitir a realização de três obras: a pavimentação da Rua das Quintas (Telhada), no valor de 24.658,22 euros; a construção de uma valeta na Rua da Boavista, no valor de 10 mil euros; e a construção de passeio na Rua da Salema (Vila Nova), no valor de 21.500 euros.

PUBLICIDADE

Por sua vez, a Junta de Freguesias de Torres do Mondego vai receber 45.157,53 euros da CM Coimbra, para a conservação do edifício sede e remodelação do adro da Junta de Freguesia.

Já a Junta de Freguesia de Ceira vai receber 49.825,63 euros da CM Coimbra, uma verba destinada à construção de um parque infantil e geriátrico em Ceira, junto ao edifício da Junta de Freguesia.

PUBLICIDADE

publicidade

Por último, a União de Freguesias de Assafarge e Antanhol vai receber 63.087,88 euros da autarquia. A verba destina-se a quatro intervenções: a requalificação da Rua de S. Domingos, na Cegonheira, pelo valor de 19.837,88 euros; a construção de um parque de merendas e parque geriátrico na Abrunheira, no valor de 12.500 euros; a requalificação do parque infantil e colocação de máquina geriátrica na Palheira, no valor de 13.750 euros; e, por último, a construção de passeio na Rua Nova, em Assafarge, no valor de 17 mil euros.
 
Recorde-se que a CM Coimbra tem reforçado o apoio às freguesias, tendo o presidente Manuel Machado autorizado, em fevereiro deste ano, o processamento antecipado das verbas previstas nos acordos de execução relativas ao primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2020, ficando o quarto trimestre sujeito a auto final aquando da validação do relatório respeitante à última tranche. Estes apoios visam, assim, garantir que as Juntas e Uniões de Freguesia prestem um serviço de qualidade às populações, através de uma utilização racional dos recursos que lhes são disponibilizados.

O apoio às Freguesias continua, assim, a ser uma forte aposta deste executivo municipal, o que se refletiu nas Grandes Opções do Plano para 2020, nas quais a autarquia totaliza um valor superior a 7M€, ao qual acresce inúmeras dotações relativas a obras nas freguesias e que serão assumidas diretamente pela CM Coimbra, nomeadamente algumas intervenções nos cemitérios e a requalificação da Feira dos 7 e dos 23.

A 8 de outubro, Manuel Machado reuniu-se com os presidentes da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, da União das Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa e da Junta de Freguesia de Almalaguês, respetivamente Jorge Veloso, Fernando Abel, Manuel Veloso e António Coelho, e ficaram finalizados os processos para a transferência de competências da CM Coimbra nestas freguesias, que foram aprovados na reunião de Câmara e serão agora analisados e votados nas próximas reuniões das juntas, com posterior submissão aos respetivos órgãos deliberativos.

Em curso estão, ainda, negociações com diversas outras freguesias que se demonstraram interessadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE