“Câmara tem de garantir transporte público a todo o concelho”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-09-2017

O candidato da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, quer que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) garantam uma resposta a todo o concelho, acabando gradualmente com as concessões a privados.

PUBLICIDADE

smtuc

Francisco Queirós defendeu hoje, no início de uma arruada da CDU pela Baixa de Coimbra, que, “de uma vez por todas”, a Câmara tem de garantir “transporte público a todo o concelho”.

PUBLICIDADE

Para o cabeça de lista da coligação entre PCP e Verdes, essa proposta implicaria “um investimento em mais veículos, contratação de mais pessoal”, mas é algo que está ao alcance do município.

O candidato propôs que se acabe “com as concessões [a privados] gradualmente”, estendendo a resposta dos SMTUC “a todo o concelho”, mas sublinhou que “seria irrealista dizer que seria de um dia para o outro”.

PUBLICIDADE

Para tal, Francisco Queirós propõe também que a Câmara de Coimbra pressione o Estado, exigindo ao Governo “as contrapartidas que são dadas em Lisboa e no Porto – o subsídio à exploração, que aqui nunca foi dado”.

Ainda na área dos transportes, o também vereador eleito pela CDU em 2013 reiterou “a importância da reposição do Ramal da Lousã”, pelo que significa “não só para a população de Coimbra”, mas também para os municípios vizinhos de Miranda do Corvo e da Lousã.

Questionado pela agência Lusa sobre possíveis acordos pós-eleições, Francisco Queirós sublinhou que a CDU “está disponível para servir as populações” e que, após a divulgação dos resultados, estudará as diferentes opções.

Os executivos têm tudo a ganhar se não forem monocromáticos, vincou, frisando que a CDU tem vindo a assumir competências no executivo municipal de Coimbra, mas que, “em nenhum momento, foi feito qualquer tipo de acordo formal ou informal” com a força maioritária do executivo.

“A votação nunca foi condicionada, em momento algum”, salientou o candidato.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE