Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara garante fim de ano limpo e seguro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-12-2016

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) afiança que tem tudo a postos para o evento de passagem de ano, numa grande operação, “a maior de sempre, desde o início do projeto, em 2013”, que envolve uma equipa alargada de meios, quer da área da animação e produção, quer ao nível de proteção civil, segurança e ambiente.

PUBLICIDADE

psp

As questões relacionadas com segurança merecem especial atenção do município presidido por Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

Por forma a garantir que o evento decorre em segurança, assegurando que a população e os visitantes podem viver os festejos em conforto e sem sobressaltos, a CMC, além dos habituais procedimentos levados a cabo em eventos de grande dimensão, reforçou o dispositivo logístico, os meios de socorro, de emergência médica e o policiamento.

Quanto à emergência e socorro, e embora as forças de segurança considerem tratar-se de um evento que não potencia, à partida, situações críticas, estão acauteladas medidas preventivas que garantem a atuação e coordenação dos meios e agentes de proteção civil que possam, com a máxima celeridade, acorrer e atuar em eventuais cenários de incidentes. Está ainda previsto, em tempo útil e desde que se justifique, a ativação de planos de emergência.

PUBLICIDADE

Para uma intervenção mais célere em caso de emergência, existem diversas equipas de socorro devidamente posicionadas nos locais dos espetáculos, nomeadamente, na Portagem e na Praça do Comércio, asseguradas pela Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Brasfemes.

009

As intervenções de recolha e limpeza têm início, imediatamente, após o final das atuações. Na Portagem, Ponte de Santa Clara e Avenida Emídio Navarro as equipas começam a operar logo pelas 3:00. Nos restantes “palcos” as operações de limpeza têm início logo após o final dos espetáculos.

Apesar da greve decretada pelo sindicato que defende os trabalhadores da higiene  limpeza de Coimbra, Carlos Cidade garante  que nas áreas onde vão decorrer os festejos de fim de ano não haverá nenhum problema com a recolha de resíduios, dado que são zonas adjudicadas à empresa privada SUMA.

ponte santa clara

Numa noite em que se espera de grande afluência, a CMC volta a encerrar temporariamente a Ponte de Santa Clara.

A CMC garante, “deste modo, maior e melhor acessibilidade aos espaços onde decorrem os espetáculos, proporcionando-se, ao mesmo tempo, uma plataforma para o público assistir ao fogo-de-artifício com maior comodidade e melhores condições de visibilidade”.

A interrupção da circulação rodoviária na Ponte de Santa Clara será temporária e em ambos os sentidos – entre as 21:30, de 31 de dezembro, e as 4:00, de 1 de janeiro. Nestas seis horas e meia, o trânsito continuará a processar-se normalmente nas pontes Rainha Santa Isabel e Açude.

O Município proporciona espaços de estacionamento, disponibilizando parqueamento adicional gratuito, como é o caso de toda a área da Praça da Canção. Além desta, é permitido estacionar nos parques junto ao Estádio Universitário, Parque Verde (margens esquerda e direita) e nos parques à superfície do Mercado D. Pedro V. O estacionamento é ainda possível nos Parques da Ecovia (Casa do Sal).

gnr

 “Seis horas e meia de um espetáculo único e memorável no coração da cidade é o que se pode esperar da noite de Fim de Ano em Coimbra”

GNR, Club Banditz e RockLuso são algumas das atracções que vão animar quem passar o Réveiilon na Baixa.

PROGRAMA

Baixa de Coimbra| 21H30/0H00

Informações: Câmara Municipal de Coimbra (239857500) | Entradas livres

PORTAGEM

22h00/23h30 | Kiss Kiss Bang Bang | Dance Music

23h30/1h00 | GNR

1h00/3h00 | Kiss Kiss Bang Bang |Dance Music

PRAÇA DO COMÉRCIO

23h30/1h00 | Club Banditz | HouseMusic

1h00/3h00 | Dynamic Duo | Dancehall

PRAÇA 8 DE MAIO

00h00/4h00 | RevivalMusic | 70’s, 80’s, 90’s

TERREIRO DA ERVA

21h30/23h45 | Rockluso| Música portuguesa

RIO MONDEGO

24h00 | Fogo-de-artifício

Na zona dos festejos apenas estará aberta a  sentina das Escadas de São Bartolomeu, não existindo WC instalados de propósito para os festejos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com