Coimbra

Câmara diz que Sé Velha pode receber Serenata mas…

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-04-2022

A pouco mais de um mês da Serenata Monumental da Queima das Fitas, marcada para 19 de maio, a Sé Velha, palco tradicional do evento, entrou em obras de requalificação. A intervenção começou esta quarta-feira, mas a Câmara Municipal garante que as escadas da Sé vão estar disponíveis para aquele que é considerado um do acontecimento mais relevantes da festa académica. A Academia também quer que assim seja, mas questões de segurança podem tirar definitivamente a Serenata do seu emblemático cenário.

PUBLICIDADE

A intervenção no Largo da Sé Velha arrancou esta quarta-feira. A Câmara Municipal, dona da obra, fez saber que os trabalhos vão ser faseados e que tiveram início na zona de hotelaria e restauração, entre as ruas Borges Carneiro e a do Cabido, “devido à possível realização da Serenata Monumental da Queima das Fitas, a 19 de maio”. Contactada pelo Notícias de Coimbra, fonte da autarquia referiu que “se for esse o entendimento da Academia, haverá condições para a realização da Serenata”.

A Serenata não se faz na escadaria da Sé Velha desde 2019. Em 2020 fez-se numa edição simbólica, sem público, no Pátio das Escolas, em maio de 2021 no mesmo local, mas limitada a 600 pessoas e, em outubro, subiu as escadas da Sé Nova. 2022 é o ano em que muitos esperavam que uma das mais antigas tradições de Coimbra voltasse à sua casa, mas pode não ser bem assim, não por causa das obras, mas por questões de segurança.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao Notícias de Coimbra, Carlos Missel, coordenador-geral da Queima das Fitas revelou que, apesar da Academia querer que a Serenata se faça na Sé Velha, a decisão pode estar “dependente da Polícia de Segurança Pública” que “não parece querer emitir parecer favorável”. A realização do evento envolve “questões de segurança e de logística que são debatidas por diversas entidades”, explicou o estudante, adiantando que para a organização a Sé Velha é o “plano A”, mas que o “plano B, na Sé Nova, como no ano passado, também já está preparado”.

A Câmara Municipal de Coimbra, os agentes de proteção civil e a comissão organizadora da Queima das Fitas vão reunir-se, em breve, para discutir o assunto, mas o Notícias de Coimbra sabe que em cima da mesa vão estar, de um lado, a tradição académica e, de outro, com o regresso à normalidade pós-pandemia e a previsão de muito mais público do que nos dois últimos anos, a segurança dos milhares de pessoas num espaço que é, pela sua configuração, exíguo e com difíceis acessos e rotas de evacuação. 

PUBLICIDADE

Contactada pelo NDC sobre o assunto, a Polícia afirmou que “nos termos das normas em vigor, a PSP só se pronuncia em processo formal, que todos os anos é organizado pela AAC junto das entidades competentes”, escusando-se a dar, para já, mais detalhes sobre o processo. 

 

Leia também:

Obras da Sé Velha já deviam estar prontas (com vídeos) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

 

Obras no Largo da Sé Velha. Amanhã será o primeiro dia de (mais) 330! – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE