Coimbra

Câmara de Pombal requalifica largo da Estação de Albergaria dos Doze

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-01-2021

A Câmara Municipal de Pombal vai investir mais de 170 mil euros na requalificação do Largo da Estação de Albergaria dos Doze, servida pela linha ferroviária do norte, numa articulação com a Infraestruturas de Portugal, culminando uma ambição com mais de 20 anos. O Executivo Municipal aprovou, na sua última reunião, a abertura de concurso público da empreitada que prevê um prazo de execução de 120 dias.

PUBLICIDADE

A intervenção irá abranger uma área de 3080,48m2, compreendendo o largo defronte ao edifício da Estação, bem como os terrenos confinantes, propriedade da Infraestruturas de Portugal. Trata-se de uma zona bastante desqualificada que ficará agora melhorada e com um cariz claramente urbano.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto prevê a criação de 25 novos lugares de estacionamento, uma zona de paragem de curta duração “Kiss & Ride” e um novo parqueamento de bicicletas e motociclos, reservando lugares para táxis e para condutores com mobilidade reduzida e gestantes. Haverá quatro lugares com possibilidade de recarga para veículos elétricos. Todo o espaço será arborizado de forma a ensombrar os lugares de estacionamento e será melhorada a iluminação pública.

Para além da implementação de novos pavimentos, serão criados, ainda, percursos acessíveis entre os passeios, a zona do cais e o edifício da Estação, e restaurado e fontanário existente, datado dos anos 30.

PUBLICIDADE

A solução de circulação automóvel prevista consiste num fluxo de sentido único que, desde a rua principal, percorre o estacionamento criado e contínua no mesmo sentido da rua principal sem possibilidade de inverter o sentido de marcha.
O projeto prevê, igualmente, a recolha diferenciada de resíduos sólidos através da colocação de dois ecopontos quadruplos, um na entrada do edifício de passageiros e outro no acesso ao cais de passageiros

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE