Câmaras

Câmara de Poiares anuncia dívida de 21 milhões e passivo de 29

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-12-2013

 A Câmara de Vila Nova de Poiares anunciou hoje uma dívida de 21 milhões de euros e um passivo superior a 29 milhões, na sequência da aprovação do orçamento para 2014.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Câmara liderada por João Miguel Henriques (PS), que substituiu a 29 de setembro Jaime Marta Soares (PS) – líder da autarquia desde 1974 – explica que no valor de 21 milhões de euros (dados de 31 de outubro) estão incluídos os dois milhões de dívida à Aguas do Mondego, num processo que está em contencioso.

O presidente da Câmara de Poiares tinha revelado à agência Lusa, a 25 de novembro, estes números, posteriormente contrariados pelo antigo autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sabemos bem a diferença entre passivo e dívida, mas o passivo não é uma mera lista das propriedades da Câmara Municipal. São compromissos que estão assumidos e têm que ser cumpridos. Tentar menosprezar o valor da dívida, como se fosse algo que não tivesse importância, como tentaram fazer, é de uma irresponsabilidade sem dimensão”, disse hoje o presidente da Câmara, citado em nota de imprensa.

O orçamento hoje aprovado por maioria, com os votos contra da oposição PSD, é de quase nove milhões e meio de euros, disse à Lusa o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE

João Miguel Henriques disse ainda que a Câmara está confrontada com “a imposição da Lei das Finanças Locais de uma redução anual de, pelo menos, 10% do excesso de endividamento verificado – o que significa para Poiares a obrigatoriedade de redução anual da dívida num valor que ronda 1,4 milhões de euros”.

“Trata-se de uma missão quase impossível”, disse, citado na nota.

A Câmara de Poiares terá encargos fixos anuais de 4,3 milhões de euros, entre despesas com pessoal (2,4 milhões de euros) e encargos com empréstimos, juros e amortizações (1,9 milhões de euros).

Na nota hoje distribuída à comunicação social, João Miguel Henriques diz estar “condicionado pela brutal dívida”, que “tolhe totalmente a possibilidade de, neste momento”, lançar “novos investimentos”.

Apesar dos números, o autarca promete um reforço na ação social.

A 29 de novembro, o ex-autarca Jaime Soares negou que a dívida da Câmara de Vila Nova de Poiares fosse superior a 30 milhões de euros, afirmando então que rondava os 18,5 milhões.

Jaime Soares disse na ocasião à agência Lusa que a dívida do município, que liderou durante quase 40 anos, ascendia a 18.558.473,86 euros, no dia 22 de outubro, data em que a presidência foi assumida por João Miguel Henriques, eleito pelo PS.

O dirigente social-democrata disse que “não se pode confundir passivo com dívida”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE