Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara de Coimbra vota novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural 

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-08-2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, o projeto final do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural.

PUBLICIDADE

Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo

Um documento atualizado que apresenta um conjunto de critérios e valorações para a atribuição desses apoios, com base nos princípios da transparência, rigor, legalidade, democraticidade e prossecução do interesse público. Depois de aprovado o projeto de regulamento tem de ser submetido à deliberação da Assembleia Municipal.

A CMC tem, ao longo dos últimos anos, reforçado significativamente a dotação para a Cultura e, em particular, a dotação destinada ao apoio ao associativismo cultural, no Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP), ao mesmo tempo que tem aumentado o número de projetos candidatos e o número de apoios concedidos. Por exemplo, em 2013 o peso percentual da área da Cultura no total das GOP era de 3,45% e em 2019 é já de 6%, o que resultou num reforço de dotação superior a 2,3 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Números que se justificam porque a autarquia definiu, em 2015, uma nova abordagem, concretizada num conjunto de critérios objetivos que considerou indispensáveis para atribuir os apoios financeiros às associações culturais do concelho, as quais, tendo sido chamadas a participar nesse processo, colaboraram ativamente com contributos e sugestões.

Agora, o novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural irá regulamentar o apoio municipal aos agentes culturais do concelho e, para tal, apresenta um conjunto de critérios e valorações para a atribuição desses apoios, com base nos princípios da transparência, rigor, legalidade, democraticidade e prossecução do interesse público. 

PUBLICIDADE

O documento prevê regulamentar, designadamente, os tipos de apoio e os seus destinatários, a forma de apresentação das candidaturas, os prazos, os critérios de avaliação e a sua ponderação, a forma de entrega das candidaturas ou a data para a apresentação de proposta de decisão.

O documento, que inclui disposições inovadoras como a existência de um Registo Municipal dos Agentes Culturais, “fortalece a reciprocidade da relação entre o Município de Coimbra e os agentes culturais, sendo que a prestação municipal é correspondida com a colaboração dessas entidades”. A sua aprovação traduz-se, assim, “numa clara vantagem para o desenvolvimento da produção cultural e artística no Município de Coimbra, sendo de benefício para a comunidade e de relevante interesse público”, lê-se na nota justificativa do projeto final do Regulamento.

Depois de aprovado pelo executivo municipal, o projeto terá de ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com