Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara de Coimbra vai restabelecer dois sentidos de trânsito junto ao Convento de São Francisco e retira estátua de Bissaya Barreto

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-03-2014

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra  consignou hoje uma obra que, na sua opinião, conferirá às avenidas da Guarda Inglesa e João das Regras uma funcionalidade viária semelhante à que já tiveram noutros tempos.

PUBLICIDADE

Segundo a informação enviada pela  CMC, ambas as artérias vão voltar a dispor de tráfego de veículos nos dois sentidos e não apenas em um como hoje sucede. Esta alteração implica o surgimento de rotundas onde atualmente existem placas “triangulares”. Uma rotunda entre as Avenidas da Guarda Inglesa e a João das Regras e outra entre esta última e a Avenida Inês de Castro.

A autarquia presidida por Manuel Machado entende que a reposição de dois sentidos na Avenida da Guarda Inglesa é imprescindível para permitir o acesso à entrada e saída (ambas subterrâneas) do estacionamento do futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco. De realçar que, no caso da Avenida João das Regras, com grande presença de estabelecimentos de hotelaria, será alargado o passeio do lado do complexo do Estádio Universitário, potenciando utilizações de lazer.

PUBLICIDADE

publicidade

Outro benefício significativo passa pelo desanuviamento de trânsito na Avenida de Conímbriga/Beira Rio/envolvente do Estádio Universitário. Uma vez que passa a ser possível o acesso direto da Ponte de Santa Clara à Avenida Inês de Castro (direção Condeixa/Lisboa) e a Santa Clara.

A obra incluirá alterações em passeios, passadeiras, ecopontos e iluminação pública. No caso da construção da rotunda em frente ao Portugal dos Pequenitos (que ficará com o passeio da portaria ampliado), a CMC informa que a mesma levará à retirada da estátua memorial Dr. Bissaya Barreto. Para que esta possa ser deslocalizada será feita uma consulta à Fundação Bissaya Barreto. Serão ainda plantadas árvores, tílias tormentosas, junto ao estacionamento do convento de São Francisco e à respetiva igreja.

PUBLICIDADE

A empreitada de “Acessibilidades ao Convento de S. Francisco/Requalificação da Av. João das Regras” foi adjudicada à empresa “Irmãos Almeida Cabral, Lda.”, pelo montante de 309.127,21 euros mais IVA, com um prazo de execução de 150 dias.

m1m2

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com