Coimbra

Câmara de Coimbra vai atribuir Medalha de Ouro da Cidade a José Cunha-Vaz

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-05-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra pretende atribuir a Medalha da Cidade, Grau Ouro, ao professor José Cunha-Vaz. A proposta parte do presidente da autarquia, José Manuel Silva, e vai ser analisada e votada na próxima reunião do executivo municipal, na segunda-feira. “Considerando o alto prestígio do médico, docente e investigador para Coimbra e para Portugal, tenho a honra de propor à Câmara a atribuição da Medalha da Cidade, Grau Ouro, ao Professor Doutor José Guilherme Fernandes da Cunha-Vaz”, pode ler-se na proposta.

PUBLICIDADE

“A Câmara Municipal de Coimbra deve homenagear aqueles que elevam o nome de Coimbra pela sua ação cidadã, empresarial e científica. Neste entendimento, julgo ser adequado o devido reconhecimento da cidade ao Professor Doutor José Guilherme Fernandes da Cunha-Vaz”, salienta ainda o presidente da autarquia, José Manel Silva, na proposta que dirige ao executivo municipal, para a atribuição da Medalha da Cidade, Grau Ouro.

José Cunha-Vaz, que nasceu em Coimbra a 05 de novembro de 1938, é um notável investigador, docente e médico oftalmologista. É autor e coautor de mais de 550 artigos científicos, livros e capítulos de livros, tendo o primeiro sido publicado em 1965, identificando a barreira sangue-retiniana.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da docência e investigação – na qual se notabilizou no final da década de 80 ao estabelecer em Coimbra um ambiente de investigação semelhante ao vivido nos Estados Unidos da América na década anterior, através da organização e captação de fundos comunitários para os grupos de investigação AIBILI e IBILI, dedicados à oftalmologia, engenharia biomédica e farmacologia – José Cunha-Vaz desempenhou também diversas posições relevantes, tais como Chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Coimbra (1972-2008); presidente do Instituto de Investigação Biomédica sobre Luz e Imagem (1994-2007); e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1999-2004).

Atualmente, é professor emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra; presidente honorário do Conselho de Administração da AIBILI; coordenador do Programa de Investigação em Retinopatia Diabética e Biomarcadores de Imagem; coordenador da Secção de Retinopatia Diabética e Doenças Vasculares da Retina, EVICR.net; e editor honorário da Ophthalmic Research.

PUBLICIDADE

Por tudo isto, ao longo da sua vida e carreira académica e profissional, foram diversas as honras e prémios que já recebeu, designadamente: Prémio de Medicina da Universidade de Coimbra (1962); Prémio Nacional de Investigação do Instituto de Alta Cultura (1965); Honor Award of the American Academy of Ophthalmology (1992); Ordem do Infante D. Henrique, (Portugal – 2007); Medalha de Ouro de Serviços Distintos (Ministério da Saúde de Portugal-2009); Prémio Nacional de Saúde (Portugal-2014) e o Albert C. Prémio Muse em Oftalmologia (2014); Prémio Medalha de Ouro, Sociedade Española de Retina y Vitreo (2018), entre muitos outros.

A CM Coimbra associa-se, desta forma, também à homenagem que as XXX Jornadas de Oftalmologia de Coimbra vai prestar a José Cunha-Vaz, no próximo dia 03 de junho, num evento que vai decorrer no Convento São Francisco, com organização da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE