Cidade

Câmara de Coimbra quer dotação para reabilitação urbana no próximo quadro comunitário

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-03-2014

A vereadora da Cultura e Turismo da Câmara de Coimbra, Carina Gomes, defendeu hoje a necessidade de uma “dotação específica” para a reabilitação urbana do centro histórico da cidade no próximo quadro comunitário de apoio, Europa 2020.

PUBLICIDADE

“O centro histórico de Coimbra está a cair e a cidade precisa de financiamento europeu para uma intervenção séria e integrada” nos imóveis devolutos, na sequência da classificação da Universidade de Coimbra (UC), Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade, disse Carina Gomes.

“Deveria haver discriminação positiva no próximo quadro comunitário de apoio” para a cidade, por ter sido classificada como Património Mundial, referiu, à margem de uma conferência intitulada “Coimbra Património da Unesco – Uma oportunidade para o reforço da competitividade da cidade e da região Centro”, no Museu da Ciência da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a vereadora, “não se pode promover apenas o lado simbólico de Coimbra”, apesar de o município estar consciente de que no próximo quadro comunitário será “mais difícil” o uso de fundos para a reabilitação urbana.

Carina Gomes afirmou que, face à classificação atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a cidade precisa de combater “o fenómeno do turismo de curta duração”, pelo que também é importante “mostrar que há uma oferta diversificada” em Coimbra.

PUBLICIDADE

Contudo, esta mesma oferta necessita de uma maior articulação e a autarquia tem promovido “uma série de reuniões” com os principais atores da cidade para criar “um bilhete conjunto” para os diferentes espaços turísticos e culturais da cidade.

Também ao nível da cultura, a vereadora quer “garantir que não há eventos semelhantes a competir no mesmo dia e à mesma hora”.

“Os ganhos com a classificação de Património Mundial não são tão relevantes como se gostaria”, lamentou, durante a conferência, sublinhando que “não se pode correr o risco de deixar esmorecer a importância” desse título.

Clara Almeida Santos, vice-reitora da UC, presente na conferência, também defendeu ações concertadas de promoção com estruturas da cidade, assim como abertura a iniciativas privadas de qualidade e uma sinalética eficiente.

A vice-reitora frisou ainda a importância da “planificação atempada de eventos e o reforço da promoção externa e interna”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE