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Câmara de Coimbra promete reorganizar estacionamento na Alta. Quer ver?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-11-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do Executivo da próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, a proposta de reorganização do estacionamento da Alta da cidade, com a criação de zona de estacionamento de duração limitada (ZOE) e com instalação de parcómetros nas novas zonas de estacionamento sujeito a pagamento, em linha com o estudo “Circular na Alta”. A proposta, que foi articulada e mereceu o parecer favorável da Universidade de Coimbra (UC), vai englobar ainda a criação de uma plataforma elevada no encaminhamento das Escadas Monumentais, completando o circuito pedonal entre as Escadas e a Porta Férrea, bem como o alargamento do passeio lateral ao “Hospital Velho”. 

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A Alta de Coimbra é uma zona icónica de Coimbra, classificada como Zona de Proteção Especial da Unesco, “classificação que responsabiliza a autarquia no processo de qualificação e de renovação urbana desta zona da cidade”, referem os serviços municipais. Assim, a CM de Coimbra entendeu promover a reorganização do estacionamento da Alta da cidade.

Nesse sentido, e face aos resultados do estudo que permitiram “evidenciar a importância da regulação na circulação e no estacionamento na zona histórica”, a CM de Coimbra, que possui competências na gestão do estacionamento de veículos nas vias públicas e demais lugares públicos, e por forma a promover a concretização dos objetivos estratégicos do Município, estabelecidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, vai promover a delimitação da uma ZOE; a delimitação de lugares de estacionamento onde já é possível estacionar; a identificação da autorização de estacionamento necessária, designadamente sujeita a pagamento; assim como a instalação de parcómetros nas novas zonas de estacionamento sujeito a pagamento, pelos SMTUC, todas as medidas segundo um projeto de sinalização devidamente enquadrado, com as zonas respetivamente delimitadas. A proposta que foi estreitamente articulada com a UC e que mereceu o seu parecer favorável, vai ainda incluir a implantação da plataforma sobrelevada entre as Escadas Monumentais e a zona central da Praça D. Dinis, semelhante à existente na ligação da Praça e a Rua Larga, o que vai permitir aumentar a área pedonal em detrimento da área de estacionamento desorganizado que atualmente se verifica.

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O estudo “Circular na Alta, cuja primeira fase foi aprovada em Reunião de Câmara em junho de 2020, e que serviu de âmbito a esta reorganização, denota que na zona da Alta: “apenas 35% dos lugares são tarifados por oposição a 47% dos lugares gratuitos e 17% da oferta reservada a utilizadores específicos”; “a procura ocupa apenas 75% dos lugares tarifados disponíveis”; “o estacionamento em lugares ilegais corresponde a cerca de 40% da procura global”;  “num lugar tarifado, o tempo médio de permanência dos veículos estacionados num mesmo lugar é de 3,4 horas, quando se considera a oferta gratuita, este valor passa para 6,3 horas de imobilização do

veículo num mesmo lugar”, o que permite, sem dúvida, “evidenciar a importância da regulação na circulação e no estacionamento na zona histórica, o qual deve ser restrito e potenciar os usos instalados.

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Alterações em detalhe:

Largo D. Dinis 

O Largo D. Dinis vai ser uma zona de estacionamento de duração limitada (ZOE), com a demarcação no pavimento dos lugares de estacionamento. Em paralelo e com vista a melhorar as condições da acessibilidade pedonal do Polo I, mitigando a ocupação por veículos particulares, pretende-se a implantação de uma plataforma sobrelevada entre as Escadas Monumentais e a zona central da Praça D. Dinis. 

Calçada Martim de Freitas

A Calçada Martim de Freitas dispõe de estacionamento ao longo da via de circulação, no sentido ascendente. Estes lugares de estacionamento vão ficar sujeitos a pagamento com exceção de dois lugares afetos à União de Freguesias de Coimbra e dois lugares para veículos do Jardim Botânico da UC. No sentido descendente existe, provisoriamente, a zona de paragem de autocarros de turismo.

Largo da Feira 

O Largo da Feira vai ser outra zona de estacionamento de duração limitada (ZOE), com a demarcação no pavimento dos lugares de estacionamento. Face à atual utilização abusiva do espaço, vão ser colocados pinos de modo a inibir o estacionamento nos locais não permitidos. Vai ser ainda reservado um lugar para pessoas condicionadas na sua mobilidade, um para a Sé Catedral e uma zona de estacionamento de bicicletas.

Rua dos Estudos 

Na Rua dos Estudos vão manter-se os lugares de estacionamento existentes, passando a ter sujeição a pagamento.

Largo da Marquês de Pombal 

No Largo Marquês de Pombal mantêm-se os lugares de estacionamento atuai, sendo que os lugares afetos a autocarros turísticos ficam, provisoriamente, para utilização generalizada, passando a estar sujeito a pagamento. Esta situação deve vigorar até ser possível a circulação de autocarros de turismo pela Rua Inácio Cunha.

Rua Arco da Traição 

A Rua Arco da Traição vai ser outra zona de estacionamento de duração limitada (ZOE), com a demarcação no pavimento dos lugares de estacionamento.

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