Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Câmara de Coimbra organiza visita guiada aos colégios universitários da Alta da Cidade

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-09-2018

Uma visita guiada, que pretende “realçar a importância dos antigos colégios instalados na Alta da cidade” de Coimbra, cuja “história se cruza com a da Universidade”, vai realizar-se na quinta-feira, às 15:00, a partir do Largo Dom Dinis, por iniciativa da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

Integrada na série de visitas guiadas “subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais”, a iniciativa visa dar a conhecer aqueles colégios, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de apoio universitário e espiritual, que contribuíram para a visão de Coimbra como cidade do conhecimento”.

Com a instalação definitiva da Universidade em Coimbra, em 1537, emerge na cidade uma rede de colégios, na sua maioria ligados às ordens religiosas, que “marcaram para sempre a fisionomia e a estrutura da cidade”, refere uma nota da mara de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Inicialmente projetados e construídos na parte baixa da cidade, onde tinham funções de pensionato, de estudo e onde se provia uma formação base preparatória, mais tarde muitos são transferidos para a Alta, garantindo a proximidade com a Universidade, que acabaria por se estabelecer no Paço Real”.

A visita guiada realiza-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com