Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara de Coimbra mostra espantalhos no Parque Manuel Braga

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-10-2015

A 12ª edição da Exposição de Espantalhos, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre no Parque Dr. Manuel Braga, espaço que acolherá cerca de meia centena de participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que, tendo como mote o espantalho, divulgam a sua atividade, interagindo, algumas delas, com o público infantil, através de jogos didáticos e tradicionais.

PUBLICIDADE

Participam entidades concelhias de índole sobretudo folclórica e etnográfica, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, um agrupamento de Escuteiros e o Estabelecimento Prisional de Coimbra.

A iniciativa decorre no dia 17 de outubro, entre as 10h00 e as 17h30, esperando-se inúmeros visitantes, sobretudo famílias, que aproveitam os dias solarengos de outono para a prática de atividades ao ar livre. Neste evento de animação urbana lembra-se uma prática antiga que constitui uma surpresa para os mais novos e um regresso ao passado para os mais velhos.

PUBLICIDADE

publicidade

A programação de animação paralela ao evento integra, ao longo de todo o dia, uma recriação de um espantalho ao vivo, protagonizada por “Cloide das botas”, a presença de diversos jogos tradicionais (do burro, pião, arco, latas ou roleta) e atividades lúdicas com gado asinino, nomeadamente a “aula do burro”, a cargo da AEPGA – Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, presença muito significativa que há muito fidelizou o público infantil. A partir das 11h00 haverá uma atuação do Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços. No período da tarde, a partir das 14h30, atua o Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”; às 15h00, o Grupo de Capoeira Muzenza e, às 16h00, a Banda Filarmónica de Ceira.

A Exposição de Espantalhos evoca uma marca rural que, atualmente, começa a escassear nos campos, daí que se pretenda preservar e promover este costume popular que protege as sementeiras das investidas das aves. Construídos com trapos velhos, materiais recicláveis, pedaços de cordel, latas e paus, mais “elegantes” ou desengonçados, silenciosos ou ruidosos, figuras criadas com recurso à criatividade, os espantalhos serão, de novo, lembrados num espaço verde de Coimbra e constituirão, certamente, uma mais-valia no panorama da animação turístico-cultural da cidade.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com