Cidade

Câmara de Coimbra manda arranjar rua do Hotel Sapientia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-09-2018

A Câmara  Municipal de Coimbra (CMC) lá conseguiu encontrar um empreiteiro disponível para requalificar as artérias que servem o hotel Sapientia, também conhecido como “a boutique dos artistas”.

PUBLICIDADE

Recordamos que a autarquia liderada por Manuel Machado anda desde 2016 para iniciar esta obra, mas como os primeiros concursos para a empreitada ficaram desertos, o município não conseguiu requalificar a área antes da inauguração do hotel no Verão de 2017.

PUBLICIDADE

Diz-nos autarquia que numa semana dedicada especialmente à mobilidade, o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, assinou, esta manhã, o auto de consignação da empreitada “Rua para Todos/Alta – Requalificação da Rua da Ilha, Rua Guilherme Moreira, Rua José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo do Hilário”.

A obra fica a cargo da empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda. e representa um investimento de 740 mil euros para a requalificação de ruas e outros espaços da zona histórica da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da CMC, Manuel Machado, salientou a importância da intervenção realizada em zona histórica, “num espaço muito valioso, que apresenta enormes complexidades quando ocorrem intervenções no solo e subsolo”, enfatizando os cuidados redobrados que isso acarreta.

Esta intervenção pretende privilegiar a circulação pedonal “através da instalação de uma passadeira de conforto desde o Colégio da Trindade até à Sé Velha”, informou Manuel Machado, acrescentando que as infraestruturas do subsolo serão requalificadas e que a identificação de todos os locais históricos também será substancialmente melhorada. 

Os trabalhos prevêem a revisão das infraestruturas de água, drenagem residual doméstica e pluvial, de eletricidade e de telecomunicações; a melhoria das condições de acessibilidade e do conforto do pavimento através da alteração parcial dos materiais de revestimento, a repavimentação com materiais de maior resistência e atrito, sendo aproveitado o calhau rolado, que será levantado e recolocado. Este pavimento, para além do valor histórico, tem, também, um valor orgânico inestimável.

A Travessa da Trindade será remodelada através da modelação do terreno e da alteração das escadarias, dotando ainda este espaço de áreas verdes. Já as escadarias do Beco da Pedreira serão refeitas em granito mantendo a regularidade dos degraus em toda a sua extensão e aumentando o seu conforto e comodidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE