Coimbra

Câmara de Coimbra formaliza contratos para juntas de Freguesia ampliarem quatro cemitérios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-11-2020

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou ontem três contratos de delegação de competências para a execução de obras de ampliação nos cemitérios de Ceira, São Martinho de Árvore e Torres do Mondego, a que acresce a ampliação do cemitério do Ameal, cujo contrato já tinha sido formalizado em setembro. Estas ampliações, que representam um financiamento global superior a meio milhão de euros, são uma ambição antiga destas populações. As obras vão realizadas pelas respetivas Juntas de Freguesia, a quem compete agora avançar com os procedimentos para a execução da obra.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra já formalizou os contratos de delegação de competências para permitir a ampliação dos cemitérios de Ceira, São Martinho de Árvore, Torres do Mondego e Ameal, cabendo agora a estas autarquias avançarem com os procedimentos de contratação e execução da obra.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção no cemitério de Torres do Mondego, que prevê um investimento de 143.136,04 euros (IVA incluído), consiste na execução de muros e na ampliação que vai possibilitar a existência de mais 89 campas, repartidas por três talhões.

Já no que diz respeito aos cemitérios de Ceira prevê-se que a ampliação possibilite a existência de mais 144 campas, repartidas por dois talhões, enquanto o de São Martinho de Árvore possibilitará um acréscimo de 135 campas, repartidas por três talhões. O preço base estimado para a primeira intervenção, no cemitério de Ceira, é de 158.983,04 euros (IVA incluído), enquanto que para a ampliação do cemitério de São Martinho de Árvore é de 83.838,58 euros (IVA incluído). Já a intervenção no cemitério do Ameal representa um investimento de 152.918,78 euros (IVA incluído).

PUBLICIDADE

Os cemitérios ficarão com uma capacidade para um período superior a 50 anos e todas as minutas dos contratos que serão outorgados com as freguesias sublinham que as Freguesias ou Uniões de Freguesias não podem autorizar a concessão de terrenos dos cemitérios para a construção de jazigos ou instalação de sepulturas perpétuas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE