Coimbra

Câmara de Coimbra com novo espaço de atendimento ao público no Mercado D. Pedro V (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-01-2023

A Câmara Municipal vai ficar “mais perto” dos conimbricenses. O serviço de atendimento ao público da autarquia vai passar a estar centralizado num espaço da Galeria Superior do Mercado do Peixe, no Mercado Municipal D. Pedro V. O novo espaço abre ao público na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro.

PUBLICIDADE

Para José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra é uma “decisão ‘win-win’, porque se aproveita e liberta espaço, pois o objetivo primordial é trazer mais gente ao mercado.”

“É um impulso que a Câmara quer dar. Quer revivificar o mercado e a decisão foi tomada a pensar em trazer mais pessoas ao Mercado D. Pedro, aproveitando um espaço que ainda não tinha destino”, refere o presidente da autarquia conimbricense.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva apela a que visitem o espaço. “Venham ao Mercado D. Pedro V, façam as suas compras, tomem o seu café e ao mesmo tempo podem vir ao atendimento ao público”, incentivou.

Cerca de 100 pessoas são atendidas, diariamente, tanto no Paços do Concelho, como na Loja do Cidadão, por estes serviços municipais e que agora vão poder contar com os mesmos oito postos de atendimento ao público que tinham na Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

“Deslocam-se para aqui [Mercado D. Pedro V] cerca de 25 a 30 trabalhadores, incluindo os fiscais que ficarão com um posto de trabalho com melhores condições”, afirma José Manuel Silva.

Os oito postos de atendimento ao público são feitos presencialmente e conta ainda com vários postos de trabalho, dois postos de consulta de processos e uma sala de espera que vão funcionar, ininterruptamente, entre as 8:30 e as 16:30, de segunda a sexta-feira.

A divisão do Urbanismo do Centro vai deixar a Casa das Canetas e o Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento vai ocupar o espaço. “Juntar todo o Departamento de Urbanismo no mesmo edifício vai melhorar a funcionalidade do departamento e a ligação entre funcionários”, disse José Manuel Silva.

O acesso passa pelo estacionamento superior do Mercado, avançou a vereadora com a pasta da ação social, Ana Cortez Vaz, pela entrada principal do Mercado, pelas escadas rolantes e escadas para a Galeria superior do Mercado do Peixe, ou ainda, pelas entradas do estacionamento do piso 0 do Mercado, na rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes.

É de referir que o parque de cima do Mercado D. Pedro V vai ter quatro lugares de estacionamento para pessoas portadoras de deficiência: dois lugares junto à rampa de entrada e outros dois perto da saída do elevador.

O serviço de atendimento ao público vai funcionar, ininterruptamente, das 8:30 às 16:30, de segunda a sexta-feira.

O espaço não estava ocupado, mas tinha em vista instalarem-se indústrias criativas.

Fica o aviso de que a mudança dos serviços de atendimento ao público para o Mercado Municipal D. Pedro V vai obrigar a algumas alterações de horário. Na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, o serviço de atendimento ao público sedeado no edifício principal da autarquia vai encerrar às 14:30, devendo os munícipes recorrer, caso pretendam, ao posto de atendimento da Loja do Cidadão, que será reforçado dentro dos limites disponíveis nas instalações. Dia 20 de janeiro assinala-se a mudança.

Recorde-se, pois, que a Câmara Municipal tem um posto de atendimento ao público na Loja do Cidadão (Avenida Central, n.º 16, 18 e 20), que funciona nos dias úteis das 8:30 às 13:30 e das 14:30 às 19:30 e aos sábados das 9:30 às 15:00.

Veja como está o espaço no Facebook do Notícias de Coimbra.

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE