Coimbra

Câmara de Coimbra aprova compra de edifício do Salão Brazil

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-11-2019

O município de Coimbra decidiu hoje, por unanimidade, exercer o direito de preferência de aquisição do edifício do Salão Brazil, espaço de atividades socioculturais na Baixa da cidade, por um milhão de euros.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Câmara, Manuel Machado, o valor não pode ser regateado porque deu entrada no sítio “Casa Pronta” um anúncio indicando que o prédio em questão iria ser vendido a um investidor privado pelo valor de um milhão de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca adiantou que o negócio envolve também as frações do edifício ocupadas por inquilinos, que não têm rendas em atraso e que representam mais de 3.000 euros por mês.

O imóvel situado no Largo do Poço, na Baixa histórica da cidade, data do século XIX, e acolhe o Salão Brazil que é gerido desde 2012 pela associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube, criada em 2003.

PUBLICIDADE

A aquisição do prédio visa assegurar “a continuidade da dinamização de atividades socioculturais” já existentes ali, nomeadamente do Jazz ao Centro Clube, que poderiam ser postas em causa com a “transação do imóvel para investidores privados”, afirma a proposta votada hoje por unanimidade.

A medida, “visando a dinamização e expansão socioculturais já presentes naquele edifício, conforme expresso no Plano Estratégico de Reabilitação Urbana, no âmbito da ARU [Área de Reabilitação Urbana] Coimbra Baixa”, surge depois de a autarquia ter tido conhecimento da venda do imóvel.

O município sublinha que o facto de o imóvel se situar na ARU Coimbra Baixa e em Zona Especial de Proteção do Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia “faz com que o município possa exercer o direito de preferência”.

A vereadora da Cultura, Carina Gomes, salientou que o edifício e as atividades culturais que ali são desenvolvidas constituem uma mais-valia estratégica para “o importante processo que a Câmara Municipal vem desenvolvendo, em termos culturais e socioeconómicos, no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027”.

O Jazz ao Centro Clube aplaudiu, na quinta-feira, a Câmara de Coimbra pela intenção de exercer o direito de preferência na transação do edifício onde está instalado o Salão Brazil.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE