Coimbra

Câmara de Coimbra apoia atividade cultural da Marionet, Círculo de Artes Plásticas e ADR Loureiro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-09-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, a atribuição de apoios financeiros pontuais ao Círculo de Artes Plásticas da Academia de Coimbra (CAPC), à Marionet Associação Cultural e à Associação Desportiva e Recreativa (ADR) do Loureiro, no valor de 30 mil euros, 10 mil euros e dois mil euros, respetivamente. As propostas foram analisadas ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, no âmbito da abertura das candidaturas para 2020 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual. As candidaturas a este apoio municipal podem ser apresentadas até ao próximo dia 30 de setembro

PUBLICIDADE

As propostas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais às três coletividades no âmbito do novo regulamento, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da cultura. As candidaturas para este apoio financeiro, referente ao ano 2020, previstas no regulamento, estão abertas desde o passado dia 20 de janeiro e podem ser realizadas até ao próximo dia 30 de setembro.

O CAPC apresentou a sua candidatura para a realização do projeto “Campo/contracampo, Coimbra”, de José Pedro Croft. Depois dessa ter sido avaliada pelos serviços municipais, de acordo com o novo regulamento, foram dadas a conhecer as pontuações obtidas em cada critério e o montante de apoio a conceder, que será de 30 mil euros. O CAPC pretende, pois, realizar uma exposição monográfica do artista português, de dimensão internacional, José Pedro Croft, num espaço patrimonial único: o antigo refeitório do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. A associação procura, com este evento, consolidar a estratégia de manter a atividade da bienal Anozero em anos intermédios, de sedimentar a presença da bienal no espaço do Mosteiro e reforçar a posição do evento nas redes internacionais de Arte Contemporânea. 

PUBLICIDADE

Já a Marionet Associação Cultural apresentou candidatura para realização do projeto “Dormir ou não dormir?”, desenvolvido em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Molecular da Universidade de Coimbra e a Associação Portuguesa do Sono. O projeto pretende abordar artisticamente a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). A associação pretende aumentar o conhecimento e a visibilidade pública do tema através da criação e apresentação de uma peça de teatro construída a partir de dados clínicos e científicos, bem como de testemunhos de doentes, familiares, médicos e técnicos de saúde que interajam regularmente com distúrbios do sono e a SAOS. A coletividade vai contar, para isso, com um apoio financeiro de 10 mil euros. A autarquia valorizou o contributo da associação para a consciencialização da problemática da SAOS junto de diferentes públicos e o carater diferenciador e agregador do projeto, que contribui para a promoção do cruzamento de áreas disciplinares realizadas em Coimbra, valorizando a sua cultura e identidades locais.

Por fim, a ADR Loureiro apresentou uma candidatura pois pretende levar a efeito a edição do livro “Brinquedos Tradicionais Populares, Património e Memórias de Infância”, da autoria do professor universitário João Amado. A apresentação do livro está agendada para o dia 20 de novembro deste ano, fazendo parte das comemorações do 40º aniversário desta associação cultural. A obra visa divulgar o património contido no Museu do Brinquedo Tradicional Popular, projeto desenvolvido por esta associação desde a década de 80 do séc. XX., com o objetivo de dar a conhecer brinquedos tradicionais populares feitos por crianças e familiares a partir de materiais naturais e desperdícios caseiros. A proposta foi analisada pelos serviços municipais, de acordo com o novo regulamento, e o apoio financeiro à coletividade será de dois mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que nas comemorações evocativas dos 45 anos do 25 de abril, em 2019, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, formalizou o protocolo de cedência do espaço da antiga escola do 1º Ciclo de Ensino Básico do Loureiro, na freguesia de Cernache, à ADR Loureiro para a instalação do Museu do Brinquedo Tradicional Popular. A associação passou, a partir desse dia, a poder utilizar o espaço para dar a conhecer ao público o seu espólio, constituído por dezenas de brinquedos tradicionais populares e garantir, ainda, condições para a sua preservação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE