Cidade

Câmara de Coimbra abre candidaturas ao Prémio de Arquitetura

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-05-2021

As candidaturas à edição de 2021 do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho, promovido pela Câmara de Coimbra e com um valor pecuniário de 10.000 euros, estão abertas até dia 31, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município refere que o prémio bienal “tem como objetivo premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada em Coimbra”.

De acordo com o regulamento, podem concorrer ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho “arquitetos na qualidade de autores de projetos de arquitetura de obras de construção, de reconstrução, de alteração e de ampliação, bem como de arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público, relativos a obras concluídas até ao ano civil anterior ao da atribuição do prémio”, ou seja, até 31 de dezembro de 2020.

PUBLICIDADE

publicidade

O prémio pecuniário a atribuir ao vencedor, aprovado em sessão camarária de 22 de março, “será de 10.000 euros”, adianta o comunicado.

A nota frisa ainda que as condições de candidatura e o regulamento do Prémio podem ser consultados no sítio da internet do Município de Coimbra (www.cm-coimbra.pt), na área Transparência, Regulamentos e Planos Municipais.

PUBLICIDADE

Em 2019, o Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho “foi atribuído ex-aqueo, por decisão unânime do júri”, aos arquitetos Alexandre Barreto Saraiva Dias e Maria Amália Henriques Carvalho Magalhães Freitas, pela coautoria do projeto das novas instalações da Plural, Cooperativa Farmacêutica e aos arquitetos Luísa de Bebiano, Carlos Antunes e Desirée Tomás Pedro, pela coautoria do projeto de reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra.

Em 2017, o vencedor foi João Mendes Ribeiro, “pela reabilitação das estufas tropicais e espaço ciência ‘in situ’ do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”, acrescenta o comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE