Coimbra

Câmara da Lousã empresta computadores para ensino à distância

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-02-2021

A Câmara Municipal da Lousã disponibilizou 46 computadores portáteis para apoiar alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no ensino à distância, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

A cedência destes computadores, “adquiridos no primeiro confinamento”, foi concretizada em articulação com o Agrupamento de Escolas da Lousã, abrangendo alunos dos escalões A e B dos apoios sociais, informa em comunicado o executivo presidido por Luís Antunes.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes utentes “manifestaram, comprovadamente, necessitar destes equipamentos”, refere a Câmara.

Além disso, a autarquia disponibilizou 39 pontos ‘hotspots’ para alunos sem acesso à internet”, durante o tempo em que vigorar o regime de ensino à distância.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa “implica um investimento de cerca de 720 euros mensais em conectividade” à internet, além do empréstimo dos computadores, que têm um valor de 14.300 euros.

“Durante este período, a autarquia está a proceder à entrega de cabazes semanais de produtos alimentares, ao domicílio, aos alunos do Pré-Escolar e 1º CEB, escalões A e B”, segundo a nota.

Este município do distrito de Coimbra está também a promover “projetos educativos (…) em modelo ‘online’ e ou gravados e a apoiar a distribuição de materiais”, entre outras ajudas, com o objetivo de “minimizar os efeitos negativos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como no acentuar das desigualdades no acesso aos meios tecnológicos”.

“Consciente de que o ensino à distância traz alguns constrangimentos aos alunos, pais e professores, a Câmara Municipal continua a trabalhar para encontrar, em articulação com os diversos agentes, as soluções possíveis e garantir o acesso de todos à educação em condições semelhantes”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE