Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Câmara da Figueira da Foz vai analisar abate de árvores em Buarcos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-08-2018

 

PUBLICIDADE

  A Câmara da Figueira da Foz vai analisar a decisão de abater árvores em Buarcos, mas não adianta, para já, se o corte agendado para quinta-feira avança como previsto, disse à Lusa o vice-presidente, Carlos Monteiro.

“Vamos analisar a situação hoje ao fim do dia. Para já não há decisão sobre se o corte [na quinta-feira] avança ou não”, disse o autarca socialista, aludindo ao abate previsto de 16 árvores com dezenas de anos junto ao mercado municipal de Buarcos, no âmbito de uma obra urbana em curso que está a gerar indignação na cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca assumiu que a decisão de abater as árvores em causa deriva do projeto de requalificação da frente marítima de Buarcos, aprovado para o local, mas frisou que a autarquia quer “olhar outra vez para a situação”.

Carlos Monteiro notou, no entanto, que “vai haver um acréscimo de árvores” noutros locais da área de intervenção da empreitada, que cifrou em 123 novas espécies.

PUBLICIDADE

“Estamos a cumprir o projeto e só serão cortadas as que sejam estritamente necessárias para a execução do projeto. Mas dificilmente essas árvores [as 16 em causa] se irão manter, vão ter de ser substituídas por outras”, argumentou.

Por outro lado, o vice-presidente da autarquia, que detém os pelouros do Ambiente e das Obras Municipais, admitiu ter assumido ao PSD que não haveria corte de árvores em Buarcos, mas argumentou que estava a referir-se ao jardim Fernando Traqueia – fronteiro à zona em questão e que também será intervencionado – e não à zona do mercado municipal e pediu desculpa pela informação “errada”.

“Não menti, mas não tinha presente essa zona, não foi intencional. Dei uma informação errada, peço desculpa, porque não queria induzir ninguém em erro”, esclareceu Carlos Monteiro.

O PSD da Figueira da Foz acusou hoje a autarquia socialista de “autoritarismo” nas obras de requalificação urbana em curso e alega que o executivo municipal garantiu que não haveria abate de árvores em Buarcos.

“Em abril, aquando da poda das árvores, foi-nos garantido pelo senhor vice-presidente [Carlos Monteiro] que não haveria abate de árvores na zona envolvente ao jardim Fernando Traqueia, em Buarcos. Ou mentiu ou desconhece o projeto, mas é revelador do autoritarismo com que a Câmara Municipal trata o espaço público”, disse à agência Lusa Ricardo Silva, vereador da autarquia e presidente da concelhia do PSD.

Já o movimento de cidadãos Parque Verde, que no passado interveio em defesa de espaços ambientais da Figueira da Foz, agendou para quinta-feira, às 08:00, um protesto junto ao mercado municipal de Buarcos “contra o abate de árvores”, que está a ser divulgado na rede social Facebook.

Em declarações à Lusa, o advogado Luís Pena, ativista do movimento de cidadãos, defendeu a paragem da obra e a compatibilização das árvores existentes no local com o projeto de requalificação.

“A pressa é inimiga da razão. Esta obra deve ser parada, disse Luís Pena.

O ativista avisou que os cidadãos não vão permitir o abate das árvores e admite acorrentar-se a uma árvore, se necessário: “Vou cá estar quinta-feira e se for preciso acorrentar-me a uma árvore, acorrento-me, não tenho qualquer receio, é preciso que outros tenham essa coragem”, enfatizou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com