Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Câmara dá 530 000€ a Encontros de Fotografia, Teatrão e Orquestra Clássica

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-03-2016

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje protocolos que somam 530.000 euros em apoios financeiros a três entidades que gerem equipamentos culturais municipais.

PUBLICIDADE

a

A Orquestra Clássica do Centro e a associação Encontros de Fotografia celebraram contratos anuais e vão receber, respetivamente, 180.000 euros e 80.000 euros da autarquia em 2016.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o protocolo da companhia “O Teatrão”, que apresentou uma candidatura para três anos, consubstancia um apoio total de 270 mil euros, correspondente a 90.000 euros por ano, até 2018.

O apoio financeiro da autarquia destina-se aos agentes culturais que gerem os seguintes equipamentos culturais municipais: o Pavilhão Centro de Portugal, a Oficina Municipal de Teatro e o Centro de Artes Visuais, respetivamente a Orquestra Clássica do Centro, “O Teatrão” e a associação Encontros de Fotografia.

PUBLICIDADE

As verbas são atribuídas tendo por base os programas e o interesse municipal e cultural dos projetos apresentados pelas coletividades e a avaliação do desempenho das associações nos anos transatos, contando para a classificação um conjunto de critérios gerais – tais como, a título de exemplo, o interesse público municipal das atividades desenvolvidas ou o apoio e participação em iniciativas promovidas pela CMC – e de critérios específicos – tais como, por exemplo, o número de eventos organizados, a média mensal de frequentadores do equipamento municipal e a justificação da proposta orçamental em relação aos objetivos propostos.associativismocultural (5) (1)

A Orquestra Clássica do Centro teve uma classificação final de 92,8 pontos em 100 e vai receber da autarquia 180.000 euros em 2016, para o desenvolvimento da sua “atividade de criação e produção artística na área da música em Coimbra”, pode ler-se no protocolo.

associativismocultural (9)

Já a classificação final da Encontros de Fotografia foi de 69,8 pontos em 100. A associação cultural e recreativa vai receber um apoio financeiro da CMC de 60.000 euros para a sua atividade regular, “de criação artística e programação na área das artes plásticas e visuais, em Coimbra”, lê-se no protocolo, e um reforço de 20.000 euros para despesas administrativas e de funcionamento do Centro de Artes Visuais.a

Por último, “O Teatrão” obteve uma pontuação final de 90,8 em 100. A companhia de teatro, que apresentou um programa para três anos de atividade, vai receber da autarquia 270.000 euros (90.000 euros/ano) até 2018, para auxiliar no “desenvolvimento da sua atividade de criação artística e programação na área do teatro em Coimbra” e na gestão administrativa do espaço da Oficina Municipal de Teatro.

A CMC salienta a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas três entidades no panorama cultural do município e sublinha o interesse municipal das atividades que desenvolvem nas diferentes áreas de criação e programação artística. Nesse sentido, o apoio de 530.000 euros da autarquia assenta no “propósito de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura” e de promover as condições de estabilidade aos “agentes culturais que têm a seu cargo a gestão de equipamentos culturais municipais com programação regular”, lê-se na proposta que o executivo camarário aprovou, por maioria, na reunião de dia 29 de fevereiro.

Com base na mesma proposta, o Executivo aprovou, ainda, que, no caso de as despesas, com água, eletricidade, gás e limpeza, associadas à gestão destes equipamentos culturais municipais, ultrapassarem substancialmente o apoio concedido pelo município, desde que tal seja comprovado pela apresentação das respetivas faturas e se solicitado pelas entidades em causa, o município conceda um apoio pontual suplementar, até ao limite de metade do apoio já concedido para este efeito e sujeito aos procedimentos legais e à devida aprovação pelo órgão autárquico competente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com