Cidade

Câmara dá 23 000 Euros para a Rainha Santa

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-05-2016

A atribuição de um apoio financeiro à Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel (LACRSI), no valor de 23.000 euros, para a realização das três procissões que vão decorrer, nos dias 7, 9 e 10 de julho, no âmbito das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, é um dos assuntos que o executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira.

PUBLICIDADE

rainha santa

Recorde-se que esta afamada festa de Coimbra, de reencontro com a padroeira da cidade, numa tradição que atravessa séculos, tem, este ano, um significado acrescido, pela celebração dos 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel.

PUBLICIDADE

O apoio financeiro solicitado pela LACRSI à CMC cifra-se em 23.000 euros e implica a realização das três procissões e de toda a logística inerente a essa organização. Será assim da responsabilidade da LACRSI, por exemplo, garantir os serviços da GNR para a habitual guarda de honra à imagem da Rainha Santa, o respetivo seguro e as passadeiras para acesso dos cavalos à Praça 8 de Maio, garantir as bandas de música para as procissões e providenciar a instalação de sistemas de som, no dia 7 de julho, para difusão da saudação e momento musical, que terão lugar no Largo da Portagem, assim como da cerimónia final junto à Igreja de Santa Cruz e saudação no interior da mesma.

Necessidades que o ano passado foram acauteladas pela CMC. Contudo, este ano, “atendendo ao facto de a vertente religiosa das Festas ser da responsabilidade da Confraria Rainha Santa Isabel/LACRSI e às especificidades dos serviços em causa, considera-se que seria uma mais valia ser a LACRSI a operacionalizar todas as questões técnico-logísticas associadas”, lê-se na proposta que será apreciada pelo executivo municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

A atividade da LACRSI tem como objeto, em articulação com a Confraria da Rainha Santa Isabel, promover a conservação, proteção, estudo e divulgação do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova de Coimbra, nomeadamente do seu património imaterial e das temáticas a ele associadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE